O filho dos cantores Marília Mendonça e Murilo Huff, de cinco anos, usa um sensor trazido dos Estados Unidos para controlar a diabetes tipo 1. O equipamento foi uma sugestão da endocrinologista que acompanha o garoto. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

O menino foi diagnosticado com a doença cerca de três meses após a morte de Marília, em novembro de 2021. Hoje, mora em Goiânia com Ruth Moreira, a avó materna. Recentemente, o assunto sobre o diabetes do pequeno virou destaque nas redes sociais depois que a babá apareceu usando um sensor de glicose ao lado dele.

De acordo Ruth Moreira, a funcionária também tem a doença e faz o monitoramento da glicemia do menino. Ainda segundo a avó, o aparelho usado por ele não era vendido no Brasil. Ela explicou que o dispositivo é inserido na pele e funciona como um sensor de monitoramento contínuo, que mede os níveis de glicose no líquido intersticial.

Mesmo com a tecnologia, a família ainda faz medições manuais no dedo com o glicômetro.

— Ele não está se adaptando muito bem porque é uma criança ativa, o sensor sai muito do lugar e acabamos perdendo [o sensor] — contou a avó.

Continua depois da publicidade

De acordo com Ruth, o estado emocional do neto foi um gatilho importante para o desenvolvimento da doença.

— O emocional foi um gatilho para a diabetes se desenvolver. Desde então, é de dia e de noite que a gente monitora a glicemia dele — afirmou.

Embora não haja a classificação de “diabetes emocional”, situações de estresse intenso podem desencadear o diagnóstico da doença, de acordo com a médica endocrinologista Lanna Gomes.

O menino também chegou a usar uma bomba que fazia aplicações de insulina, como se fosse um “pâncreas” artificial. O equipamento não se mostrou eficiente para ele, visto que saía do lugar com frequência e provocava episódios de hipoglicemia durante o dia.

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Leandro Ferreira

Leia também

Entenda o caso do homem preso ao enviar 40 Pix de R$ 0,02 a ex-namorada

Abelardo Luz decreta situação de emergência após vendaval que atingiu cidade