A NASA, a agência espacial americana, resolveu divulgar imagens inéditas do intrigante – e polêmico – 3I/Atlas, o cometa interestelar que está passando pelo nosso Sistema Solar. Os registros serão exibidos em uma live marcada para às 17h (horário de Brasília) de quarta-feira (19), no site nas redes sociais da NASA.
Continua depois da publicidade
O evento será no Centro de Voos Espaciais Goddard, em Maryland, nos Estados Unidos, e vai reunir especialistas para explicar algumas descobertas recentes sobre o cometa, além de materiais coletados por diferentes missões da agência espacial americana.
A NASA informou ainda que as imagens vão ser apresentadas de modo científico, com o objetivo de explicar algumas características e comportamentos incomuns do cometa interestelar.
NASA vai exibir imagens “secretas”
Entre as imagens que serão exibidas pela NASA, constam algumas que estão guardadas há mais de 40 dias e que nunca se tornaram públicas. São registros feitos entre os dias 2 e 3 de outubro, quando cometa passou perto de Marte e a sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) fez alguns registros.
Apesar das fotografias, as imagens ficaram por semanas sem análise científica ou divulgação por conta do shutdown de 43 dias que paralisou diversos serviços públicos dos Estados Unidos, tendo um grande impacto nas operações da NASA.
Continua depois da publicidade
Sobre o cometa 3I/Atlas
Descoberto em julho por um observatório nos Estados Unidos, o 3I/Atlas vem movimentando a comunidade científica por se tratar de um cometa interestelar – apenas o terceiro já detectado – e por apresentar comportamentos e características incomuns.Recentemente, o cometa atingiu o periélio, ou seja, teve a máxima aproximação com o nosso Sol.
A passagem pela nossa Estrela-Mãe gerou outros comportamentos “estranhos” no astro, como aumento de velocidade e mudança de cor. Alguns desses fatos reascenderam diversas teorias conspiratórias envolvendo o 3I/Atlas, entre elas a de que se trata de uma nave alienígena.




