nsc

Apito

No Debate Diário, chefe de arbitragem da CBF explica como um jogador poderá levar dois cartões amarelos e não ser expulso

Ex-árbitro Leonardo Gaciba concedeu entrevista ao programa nesta quinta-feira

09/04/2020 - 14h05

Compartilhe

Kadu
Por Kadu Reis
Chefe de arbitragem do futebol brasileiro concedeu entrevista ao Debate Diário
Chefe de arbitragem do futebol brasileiro concedeu entrevista ao Debate Diário
(Foto: )

Entrevistado no Debate Diário desta quinta-feira (9), o chefe de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Leonardo Gaciba, explicou as mudanças nas regras do jogo determinadas pela International Board. Entre as alterações, uma chama a atenção do ex-árbitro. Os cartões amarelos recebidos pelos atletas durante uma partida não serão levados em consideração em eventual disputa de pênaltis.

— Como curiosidade, a Board acabou de colocar uma situação que para mim é completamente louca. É o fato do jogador poder tomar dois cartões amarelos no mesmo jogo e não ser expulso. Agora o jogador que toma um cartão amarelo durante a partida ou prorrogação e esse jogo for para a disputa de pênaltis, os cartões serão zerados. Se tomar um cartão amarelo na disputa de pênaltis, vai entrar na súmula com dois amarelos no mesmo jogo sem ser expulso — explica Leonardo Gaciba.

Ouça o Debate Diário desta quinta-feira (9):

A International Board repassou novas recomendações para interpretação de mão na bola. Caso o atacante toque acidentalmente a bola, ele só deve ser penalizado se a jogada "imediatamente" se reverter em gol ou oportunidade clara. O chefe de arbitragem da CBF avalia que este é um esclarecimento após uma interpretação incorreta da regra.

— Ano passado a gente falou que a bola que bate na mão do atacante só seria infração se criasse uma possibilidade de gol. O mundo do futebol leu aquilo como: mão do atacante, pronto. Resolveu que qualquer uma será infração. A Board agora vem e explica que são situações em que se cria uma iminência de gol — comenta.

Apresentado remotamente, o Debate Diário segue no ar diariamente durante a pandemia de coronavírus. A discussão sobre as possibilidade de retomada nas disputas do futebol fazem parte da pauta do programa, que tem entrevistado personalidades do mundo da bola. Nesta semana, além de Leonardo Gaciba, o ídolo do Flamengo, Zico, e o técnico do Figueirense, Márcio Coelho, conversaram à distância com o time da CBN Diário.

Saiba tudo sobre o coronavírus no NSC Total

Colunistas