Três cidades da região Norte de Santa Catarina estão entre as dez mais atrasadas na vacinação contra a Covid-19 em todo o Estado. Elas aparecem nas piores posições entre os 295 municípios catarinenses em relação à aplicação da primeira e também da segunda dose da vacina.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Considerando os dados do Estado sobre a vacinação com segunda dose ou única, Araquari está em pior situação entre os três municípios do Norte. É a sétima cidade de SC mais atrasada na aplicação das doses proporcionalmente à população. Foram 53,2% dos 39 mil habitantes imunizados até a quinta-feira (9).
Schroeder é a nona cidade menos avançada, com 54,5% da população com duas doses ou única. Atualmente, o município tem quase 22 mil habitantes, de acordo com estimativa do IBGE. Logo em seguida, aparece Guaramirim, que tem 55,5% dos 45 mil moradores imunizados contra a Covid.
Já em relação à primeira dose da vacina, o Vacinômetro de SC mostra Schroeder como a quinta cidade mais atrasada em todo o Estado. Pouco menos de 13 mil pessoas receberam a aplicação no município, representando 59% da população.
Continua depois da publicidade
A vizinha Guaramirim é a sétima cidade de SC com menos vacinados com a primeira dose, proporcionalmente à população. Até quinta-feira, 28 mil pessoas (61,8% dos habitantes) haviam começado o ciclo de imunização. Araquari aparece logo na sequência, na oitava posição, com 62,7% da população vacinada com a primeira dose.
Veja as dez cidades mais atrasadas em SC:
Clique nas setas para ver os números de primeira e segunda doses da vacina.
Araquari diz que números “não são ruins”
A prefeitura de Araquari afirmou que a estimativa populacional disponibilizada pelo Estado aponta que o município tem mais de 8 mil crianças abaixo de 12 anos, que não estão aptas para vacinação. Com isso, somente 78% da população geral poderá ser vacinada contra a Covid.
– Portanto, se analisar a população apta a vacinação, os números de Araquari não são ruins, pois já vacinamos 85,77% com a primeira dose e 71,59% com as duas doses – disse o município.
Continua depois da publicidade
Apesar de ter enfrentado dificuldades para receber o quantitativo necessário para atender a demanda durante a vacinação dos adultos, neste momento Araquari recebe o suficiente para avançar na imunização, de acordo com a prefeitura.
> Recesso de Natal e Ano Novo ameaça paralisar vacinação em cidades de SC
A estimativa do município é de que aproximadamente 4 mil adultos ainda não procuraram as unidades de saúde para receber a vacina. Um dos motivos seria a marca do imunizante, já que Araquari tem apenas vacinas da Coronavac disponíveis no momento.
A prefeitura ainda afirmou que realiza campanhas por meios digitais, busca ativa nas casas, horário estendido e, sempre que possível, atendimento aos sábados. No momento, todos os grupos estão liberados para vacinação na cidade, que conta com seis unidades de saúde com salas de vacinação.
Guaramirim admite resistência da população
A prefeitura de Guaramirim também apontou que tem 83,52% da população vacinável com a primeira dose aplicada, enquanto 73,45% estão com o esquema vacinal completo. Porém, admitiu que o município enfrenta uma “certa resistência da população” em completar o ciclo de imunização.
Continua depois da publicidade
– Apesar dos esforços coletivos para atingirmos toda a população, entendemos que a diminuição de casos positivos, bem como internações e óbitos, possa estar gerando uma falsa sensação de tranquilidade na população e, por isso, esteja buscando menos pela vacinação.
> Três doses da vacina da Pfizer são eficazes contra ômicron, aponta estudo
Por isso, a Secretaria de Saúde tem feito ligações, envio de mensagens, visitas de agentes comunitários e campanhas institucionais para tentar atrair a população para a vacinação. Um dos problemas apontados pela prefeitura também é a dificuldade dos moradores em aceitar o imunizante recebido pelo município.
Todos os públicos estão sendo vacinados no momento em uma unidade central de vacinação de Guaramirim. Além disso, há salas de imunização volantes, em dias e horários específicos, inclusive com agendamento para facilitar o usuário de realização a vacinação próximo de casa.
Schroeder tenta ampliar vacinação
A Secretaria de Saúde de Schroeder diz que tem tomado providências para ampliar o número de pessoas imunizadas contra a Covid-19, mas não afirmou os motivos do município estar entre os mais atrasados do Estado.
Continua depois da publicidade
A prefeitura apenas afirmou que recebia poucas doses no início da campanha e adotou sistema de drive thru, com distribuição de senhas, para prestar um bom serviço à população. No momento, a cidade conta com doses suficientes para atender os moradores, mas a demanda enfraqueceu ao longo da campanha, segundo o município.
> “Melhor perder a vida do que a liberdade”, diz Queiroga após recusa ao passaporte vacinal
Não há um levantamento de quantas pessoas se recusaram a receber a vacina, mas são oferecidos horários alternativos de vacinação à noite e aos fins de semana para tentar atingir mais pessoas. O serviço também foi descentralizado, com ações nos bairros mais afastados do Centro, como em Schroeder I.
No momento, todos os públicos estão sendo vacinados e mutirões são realizados pela cidade. Neste sábado, acontecerá no Centro, das 8 às 12 horas. O Comitê Covid também mantém reuniões com a Associação Empresarial de Schroeder (ACIAS), que dará apoio na sensibilização da população, visando maior adesão à campanha.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Dose de reforço contra Covid: quem pode receber a vacina e qual o imunizante?
SC chega a 13 regiões em risco moderado para Covid, mas duas áreas têm piora nos índices
Brasil chega a cinco casos da variante Ômicron, mas Queiroga descarta “fechamento total”