O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a bloquear a contratação do crédito consignado em aposentadorias e pensões, todos os meses, como forma de proteger benefícios da Previdência Social contra fraudes. A medida começou a valer em novembro deste ano. Com informações da Folha de S. Paulo.

Continua depois da publicidade

As regras para contratação de crédito consignado mudaram após uma recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU). Antes das novas medidas, a contratação do consignado já era bloqueada de forma automática para novos segurados pelo período de 90 dias após a concessão do benefício. No período, o beneficiário não podia contratar empréstimo com bancos ou financeiras caso não fizesse o desbloqueio pelo aplicativo ou site Meu INSS.

O que muda com a nova regra do INSS?

Com a nova regra, o bloqueio é feito todos os meses. A liberação para contratações de empréstimos só ocorre após o segurado fazer o desbloqueio, que exige biometria. A mudança busca trazer mais segurança para os contratos.

As mudanças também ocorrem após a Operação Sem Desconto, feita em abril deste ano contra descontos indevidos em benefícios do INSS, que descobriu uma rede de entidades que faziam débitos nas aposentadorias e pensões sem autorizações dos segurados.

O que é o empréstimo consignado?

O consignado é um empréstimo feito por aposentados e pensionistas do INSS com desconto direto no benefício. É possível comprometer até 45% da renda mensal —35% com o empréstimo pessoal, 5% com o cartão de crédito e 5% com o cartão de benefício— e pagar as parcelas em até 84 meses (sete anos).

Continua depois da publicidade

Salário mínimo será de R$ 1.621 em 2026