Blumenau deve conhecer na noite desta quarta-feira (24) as novas medidas restritivas que serão adotadas para tentar desacelerar a evolução do novo coronavírus na cidade. A informação foi confirmada pelo prefeito Mário Hildebrandt na transmissão ao vivo desta terça-feira. O chefe do executivo disse que ainda falta finalizar a discussão com as equipes técnicas responsáveis por ajudar a elaborar as ações.
Continua depois da publicidade
— Não são debates fáceis porque envolvem em primeiro lugar a vida e em segundo as atividades econômicas — declarou.
Hildebrandt e o secretário de Saúde, Winnetou Krambeck, já haviam sinalizado na coletiva online desta segunda-feira que as medidas vinham sendo estudadas. A cidade enfrenta aumentos significativos de casos (o recorde em 24h foi nesta terça, com 137 infectados a mais em relação ao último boletim). O ambulatório da Vila Germânica também teve o maior número de atendimentos desde o início da pandemia: 175 só nesta terça-feira.
Municípios da região, como Itajaí, intensificaram os cuidados com o crescimento na quantidade de diagnosticados e de mortes nos últimos dias. Blumenau não está em uma ilha e a rápida evolução interna e no entorno pode significar lotação em leitos hospitalares. As unidades blumenauenses atendem pacientes de vários lugares do Vale do Itajaí.
Assim como na última live, Krambeck e Hildebrandt voltaram a enfatizar que a falta de responsabilidade da população contribui para os índices negativos. O secretário disse que as medidas são necessárias, mas que é fundamental que as pessoas compreendam a importância de não relaxar com os cuidados.
Continua depois da publicidade
— Se a gente quer passar por isso da melhor forma, tem que ter o empenho de todo mundo, senão fica difícil — lamentou. Tanto Krambeck quando Hildebrandt endureceram o tom em relação aos descuidos dos moradores.
A dupla não antecipou quais restrições serão adotadas, mas sinalizou alguns pontos que podem ser abordados na live da noite desta quarta-feira, como novas regras aos supermercados e a possibilidade de multas aos desobedientes. Conforme levantamento desta terça da prefeitura, há 20 pessoas internadas em UTIs da cidade com suspeita ou confirmação da doença e 1.667 contaminados, 837 delas em tratamento.
Leia também: Covid-19: possibilidade de novas restrições acende sinal de alerta entre empresários de BlumenauAmbulatório da Vila Germânica atendeu 175 pessoas nesta terça-feira
 
				 
                                    