nsc
an

Pandemia

Novembro teve o menor número de mortes por Covid dos últimos 12 meses em Joinville

Foram 42 pessoas que morreram por complicações da doença ao longo do mês, uma queda de quase 40% em relação à outubro

02/12/2021 - 15h02 - Atualizada em: 02/12/2021 - 17h06

Compartilhe

Hassan
Por Hassan Farias
Leito de Covid-19 no hospital
Joinville teve queda no número de mortes por Covid-19 em novembro
(Foto: )

Novembro teve o menor número de mortes por Covid-19 dos últimos 12 meses em Joinville, de acordo com os dados do governo do Estado, atualizados nesta quinta-feira (2). Foram 42 pessoas que perderam a vida por complicações da doença ao longo de 30 dias.

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O último mês com menos mortes foi novembro de 2020, quando foram registradas 31 mortes por coronavírus. Desde então, o município viu os números crescerem, alcançarem o maior pico desde o início da pandemia e oscilarem desde a metade do ano.

Após novembro do ano passado, o número voltou a ficar acima de 100 vítimas por três meses consecutivos até chegar em março, quando a cidade viveu o pior momento da pandemia, com 316 mortes em um único mês - em uma média de 10 óbitos por dia.

O número caiu consecutivamente por quatro meses, chegando a 90 mortes em julho, mas voltou a crescer em agosto e setembro, atingindo 139 vítimas. Porém, em outubro, a maior cidade catarinense viu a pandemia recuar mais uma vez e os óbitos cairem para 69.

Agora, em novembro, houve queda de quase 40% no número de vítimas em relação ao mês anterior. Além disso, foram dez dias sem registros de mortes durante o mês em Joinville.

Apesar da queda, a cidade já teve 2.051 vítimas da Covid desde o início da pandemia e permanece com o maior número entre todos os municípios catarinenses. Por isso, a população precisa manter os cuidados necessários, já que também há preocupação com a nova variante Ômicron, cuja letalidade ainda é desconhecida.

Veja os números por mês:

Os dados são do governo do Estado e podem sofrer alterações ao longo do tempo, caso haja registrados de mortes anteriores que sejam incluídas no sistema posteriormente.

Casos ativos e ocupação de leitos

Desde o início da pandemia, Joinville já teve 118 mil casos confirmados de Covid. Dezembro começou com 368 casos ativos na cidade, que tem quatro bairros sem pessoas infectadas pelo vírus, de acordo com os dados da prefeitura, atualizados na última quarta-feira (1).

Em relação à ocupação dos hospitais, Joinville tem 71% dos leitos de UTI ocupados nas redes pública e privada, sendo 107 pessoas internadas. Outros 122 pacientes estão em leitos de enfermaria, representando 63% de ocupação.

Leia também:

Projeto na Câmara de Joinville quer proibir cobrança de passaporte da vacina

Mais de 60 cidades de SC não tem casos ativos de Covid-19; veja lista

SC já precisou descartar 4,6 mil doses de vacinas contra a Covid; entenda os motivos

SC emite alerta aos municípios sobre variante Ômicron da Covid

SC proíbe eventos ao ar livre sem controle do público para conter Covid-19

Colunistas