Se o ano de 2022 traz o alívio de poder viver mais “normalmente” com o avanço da vacinação, os alunos do Ensino Médio vão passar por uma mudança brusca no aprendizado. Com o Novo Ensino Médio, que entra em vigor no ano que vem, o Ministério da Educação pretende aproximar o estudante do mundo do trabalho.
Continua depois da publicidade
> 5 inovações tecnológicas da construção civil para ficar por dentro
A nova legislação amplia o tempo mínimo do estudante na escola de 800 horas para 1.000 horas anuais, com uma organização curricular mais flexível. O aluno vai poder escolher parte das disciplinas de acordo com seu interesse, garantindo maior autonomia. Os alunos devem sentir a mudança da rotina, tendo em vista que precisam ainda se preocupar com aprovação em concursos de vestibular.
Valdir Correa, morador de Joinville, não está preocupado. Segundo ele, a filha Gabriela, de 16 anos, já iniciou bem a preparação no ano passado e pretende cursar engenharia aeroespacial no ITA. Ela, que tem maior afinidade com matérias de exatas, já prestou Enem e se saiu muito bem. A filha é estudante do Colégio Positivo, de Joinville.
— Escolhemos o colégio primeiro porque superou as expectativas. A gente tinha expectativas muito boas, mas superou em tudo: estrutura, atendimento, coordenação, forma de exposição das aulas. É uma escola de tradição e que tem muita aprovação — conta Valdir.
Continua depois da publicidade

O mesmo pensa Celestrino da Cruz, pai de Abdiel, de 16 anos. O filho, que iniciou no colégio neste ano, conquistou uma bolsa de 50% de desconto para os estudos e esteve entre os primeiros colocados nos desafios de matemática.
> Lei que regulariza “Homeschooling” é sancionada em SC
— Graças a Deus ele tem sido um excelente aluno, tem se dedicado e buscado melhores posições. Também tem incentivo ao esporte, ele começou no handebol e agora está indo para o vôlei. O maior desafio foi na pandemia, quando teve que estudar de forma remota, mas também conseguiu ir atrás e apresentar bons resultados. Ele é um garoto surpresa. Quanto ao vestibular, ainda não definiu, mas vai fazer o Enem neste ano para ver o nível. Ele gosta de muitos desafios — conta, orgulhoso.
Aposta do Grupo Positivo é em resultados
O Grupo Positivo carrega a característica de ser referência em aprovação e conta com resultados históricos, como o 1º lugar geral da UEPG em 2021 com a maior pontuação da história dos vestibulares da UEPG. Na UFPR , teve 61% de aprovações entre não cotistas no curso de Medicina, 59% das vagas de Arquitetura, 55% das vagas de Direito, 54% das vagas de Engenharia de Produção, 46% das vagas de Odontologia, 55% das vagas de Psicologia e 58% das vagas de Biomedicina.
O colégio de Joinville não possui o terceiro ano do Ensino Médio, mas já inicia a preparação para uma das situações mais desafiadoras da vida do adolescente – o vestibular. Para isso, o Positivo de Joinville já fez todas as alterações necessárias para o ano de 2022.
Continua depois da publicidade
José Paulo Perón, gestor do Ensino Médio do Colégio Positivo, conta que o ano que vem será de retorno dos projetos esportivos e culturais, pausados durante os anos de pandemia, o que engrandece e motiva ainda mais os alunos do Ensino Médio. Além disso, a novidade é a metodologia alterada para o Novo Ensino Médio.
— Aquilo que o governo determinou, estamos totalmente adaptados, dentro dessa linha de conduta. Mesmo com a implantação nova, o Colégio Positivo está preparadíssimo para enfrentar o Novo Ensino Médio — acredita o gestor.
Salas de aula grandes e confortáveis, equipadas com eletrônicos para assistir às transmissões de casa se houver necessidade estão entre os diferenciais da instituição de ensino, segundo Patrícia Menezes Barcelos Corrêa, diretora do Colégio Positivo, em Joinville. Os alunos contam com o apoio de professores especialistas, altamente qualificados, com experiência na preparação pré-vestibular.
Nas diferentes áreas do conhecimento, os alunos entram em contato com temas que movimentam o mundo, desenvolvendo o senso crítico, a concentração, o raciocínio, a empatia e habilidade para a tomada de decisões. O destaque fica por conta do olhar individualizado.
Continua depois da publicidade
— No Colégio Positivo – Joinville, o aluno é o protagonista, é aqui que ele é tratado como um indivíduo em transformação, em processo de formação de caráter. Temos os melhores professores. Aqui, o ensino é completo. O aluno é ouvido. O colégio prepara, ensina, atua, compartilha e comemora com o aluno e a família. O sucesso está aqui — reforça.
Os alunos do Ensino Médio no Colégio Positivo – Joinville convivem com alunos da mesma faixa etária. É uma estrutura somente para o Ensino Médio, com recreações acomodadas para a necessidade do desenvolvimento dos alunos. Quadra de esportes, jogos de mesa e afins. A escola também conta com intervalos diferenciados para que os alunos convivam com os colegas do mesmo segmento.
Saiba mais sobre o Ensino Médio do Colégio Positivo.
Leia também
Cobra mais venenosa do Brasil foi capturada quatro vezes em 12 dias no Vale do Itajaí
Restaurante de SC amarga prejuízo após nome no iFood virar “vacina mata”
