O novo estudo de viabilidade técnica para implementação do transporte marítimo na Grande Florianópolis prevê duas rotas que ligam a Capital e São José, e a construção de três terminais. Os dados foram apresentados nesta segunda-feira (12) em audiência pública do Governo do Estado.

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A primeira rota apresentada é Miramar — que fica na ilha, entre o Centrosul e o Ticen — e Barreiros, em São José. Essa é a que apresenta maior demanda (cerca de 134 milhões de passageiros). A segundo rota é entre Miramar e a Beira Mar de São José, com demanda de 90 milhões de passageiros.

De acordo com o Governo do Estado, a concessão obriga a execução destas duas rotas, mas não limita a empresa que receber a concessão a implementar outras rotas.

O transporte deve ser feito por meio de catamarã, com capacidade para cerca de 120 passageiros. O valor médio da passagem está previsto em R$ 6,50. O valor da tarifa e o tipo de embarcação podem ser alterados pela concessionária, desde que sejam seguidos os requisitos apresentados pelo estudo.

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Custos do transporte marítimo

Ainda conforme o estudo apresentado, o custo inicial do transporte marítimo na Grande Florianópolis, como a construção dos terminais, dragagem, compra das embarcações e custos ambientais deve ser de cerca de R$ 319 milhões.

Anualmente os custos de operação devem totalizar R$ 29 milhões. Os gastos com combustível e mão de obra representam 70% desse total. Está prevista uma receita bruta de R$ 70 milhões por ano com a operação.

Durante o processo de implementação do transporte marítimo, vai fazer aportes que totalizam R$ 266,5 milhões, entre 2024 e 2029. A previsão é de que o edital de licitação seja publicado em junho de 2023.

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