A Prefeitura de Florianópolis lançou, no início deste mês, um Plano Estratégico de Turismo. O documento, elaborado em parceria com o Sebrae, prevê uma série de ações para melhorar a infraestrutura turística na Capital até 2033, através de parcerias público-privadas, concessões e requalificações de pontos turísticos.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O objetivo, segundo a prefeitura, é consolidar Florianópolis como um dos principais destinos turísticos do Brasil. Estão previstas a concessão da gestão de trilhas em unidades de conservação e modernização da infraestrutura em dunas, mirantes e parques. O plano também inclui a criação do Parque Natural Municipal da Ilha do Campeche e do Parque Urbano e Marina Beira Mar.

Concessões de trilhas

Um dos eixos centrais do plano é a parceria com o setor privado para a gestão de trilhas em unidades de conservação. A ideia é que empresas fiquem responsáveis pela implantação de sinalização e infraestrutura de apoio ao turista e pelo manejo das trilhas. O plano também menciona um estudo para concessão da gestão do Mirante do Morro da Cruz, localizado no Centro da cidade.

Trilhas previstas no plano de concessão

  1. Trilha das Piscinas Naturais da Barra da Lagoa – Monumento Natural Municipal da Galheta
  2. Trilha do Morro da Boa Vista – Monumento Natural Municipal da Galheta
  3. Trilha da Praia da Galheta – Monumento Natural Municipal da Galheta
  4. Trilha da Praia da Lagoinha do Leste – Parque Natural Municipal da Lagoinha do Leste
  5. Trilha do Matadeiro à Lagoinha do Leste – Parque Natural Municipal da Lagoinha do Leste
  6. Trilha da Praia dos Naufragados – Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri
  7. Trilha do Morro do Lampião – Refúgio de Vida Silvestre Municipal do Morro do Lampião
  8. Trilha Morro do Rapa – Refúgio de Vida Silvestre Municipal Meiembipe (Praia Brava)
  9. Trilha da Feiticeira – Refúgio de Vida Silvestre Municipal Meiembipe (Praia Brava)
  10. Trilha dos Ingleses à Praia Brava – Refúgio de Vida Silvestre Municipal Meiembipe (Ingleses)
  11. Trilha do Morro dos Ingleses – Parque Natural Municipal Lagoa do Jacaré das Dunas do Santinho

Continua depois da publicidade

Segundo a prefeitura, a iniciativa não representa uma privatização direta dos atrativos da cidade. Em entrevista à CBN, o prefeito Topázio Neto disse que a intenção é que a manutenção nesses locais seja custeada pelas empresas.

— O que nós estamos falando é a possibilidade, por exemplo, de você conceder o direito de alguém instalar um pequeno barzinho lá no Morro da Cruz para servir o turista que chega lá, que obviamente não vai pagar nada para acessar o Mirante, vai acessar de graça e só vai pagar o que ele consumir no bar. Mas o próprio bar instalado lá nos ajudaria a cuidar de toda a manutenção do Mirante, fazer a limpeza, cuidar para que a iluminação esteja funcionando, a segurança, etc., em troca da possibilidade de usar um pedaço do espaço para sua atividade comercial.

Criação do Parque Natural Municipal da Ilha do Campeche

O plano também prevê a criação do Parque Natural Municipal da Ilha do Campeche, através da formalização de uma unidade de conservação (UC) no local. Conforme o documento, o objetivo é garantir a preservação e minimizar os impactos ambientais da visitação na ilha.

O prazo para a conclusão da criação da UC é estimado em dois a três anos. No plano, consta que a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) iniciou as consultas públicas em agosto de 2024.

Continua depois da publicidade

Melhorias em dunas, mirantes e praças

Além das concessões, o plano também propõe melhorias em dunas, mirantes e praças. Uma das ações prevê a implantação de escadarias, sinalização e áreas para locação de equipamentos nas dunas da Joaquina e dos Ingleses.

Também são propostas requalificações em mirantes com criação de infraestrutura de acessibilidade, segurança, iluminação, sinalização de interpretação turística e áreas de contemplação e descanso. Mirantes como o da Trilha da Boa Vista, Mirante do Morro do Lampião e Mirante do Morro da Cruz são mencionados no plano.

Praças e parques localizados nas principais áreas turísticas, como a Praça Hermínio Silva, no Ribeirão da Ilha, a Praça Pio XII, na Lagoa da Conceição, e o Parque da Luz, no Centro, também estão no plano para receber novo mobiliário urbano, paisagismo, iluminação e acessibilidade.

Plataforma unificada e selos Bandeira Azul

Outra ação prevista é a criação de uma plataforma digital unificada para oferecer informações detalhadas sobre atrativos, roteiros, eventos e serviços turísticos em Florianópolis. O projeto também prevê a implantação de uma rede de internet Wi-Fi gratuita nos principais atrativos turísticos.

Continua depois da publicidade

A prefeitura também pretende ampliar a certificação Bandeira Azul, que reconhece a qualidade ambiental das praias, em um mínimo de 20% das praias de Florianópolis — incluindo destinos como Campeche, Jurerê Internacional, Matadeiro e Lagoinha do Leste.

Marina Beira Mar

Mais uma iniciativa inclui a implantação do Parque Urbano e Marina Beira Mar. A concessão abrange o trecho entre o Trapiche da Beira-Mar até o Bolsão da Casan, na Beira-Mar Norte, com uma extensão de aproximadamente 315 metros em direção ao mar.

Conforme o plano, a criação da marina será realizada por meio de parceria com a iniciativa privada, através de um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), e inclui a criação de um parque urbano com áreas de lazer, esporte e contemplação, além de uma marina pública e privada.

No plano, consta que o projeto já obteve manifestações e aprovações de órgãos públicos, como a Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Superintendência do Patrimônio da União (SPU), Instituto do Meio Ambiente (IMA) e Marinha do Brasil. No entanto, a execução depende da formalização do processo de concessão para a iniciativa privada e da conclusão dos estudos e projetos complementares.

Continua depois da publicidade

Leia também

Combate à violência contra mulher tem novas leis, incluindo punição de conteúdo com IA

Projeto que identificou cocaína na Lagoa da Conceição é encerrado sem análise dos dados