A Volkswagen mais deu um spoiler do inédito SUV que deve ser lançado em breve. O Tera foi revelado por inteiro durante o desfile de Carnaval no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A marca se limita a dizer que o novo SUV compacto será lançado neste semestre. Totalmente desenhado e produzido no Brasil, o Tera terá uma ambição global, sendo comercializado em mais de 25 países.

Produzido em Taubaté (SP), onde antes era feito o Gol, o design é assinado por uma equipe local, destacando-se pela robustez e estética moderna.

O modelo contará com diversas versões de acabamento, apresentando características como faróis full led e um sistema multimídia avançado.

Continua depois da publicidade

Além disso, o Tera traz elementos chamados “easter eggs”, promovendo uma interação divertida com os consumidores. São itens que só quem estiver com o olhar bem atento vai encontrar.

Posicionamento

A Volks não antecipou motores, detalhes técnicos e preços, mas a mira é certeira: brigar com SUVs compactos de entrada como Fiat Pulse, Renault Kardian, Nissan Kicks Play e Chevrolet Tracker, entre outros. A estimativa é que vá custar entre R$ 105 mil e R$ 140 mil.

Ou seja, vai ficar abaixo do Nivus e T-Cross e por causa dele a marca pode reposicionar preços e retirar versões do Polo.

O Tera faz parte integrante da ofensiva de 16 lançamentos que a marca de origem alemã prepara até 2028, sendo o quarto modelo desta lista.

Continua depois da publicidade

Veja fotos do modelo

Design robusto

O visual deixa claro de que se trata de um autêntico Volkswagen, com inspiração nos modelos europeus. As linhas que têm origem nos para-lamas criam uma sensação de altura e presença.

O jogo de proporções eleva visualmente o modelo e reforça a robustez da sua estrutura, especialmente na dianteira, onde exibe maior imponência.

Os faróis contam com uma seção de luzes diurnas divididas em dois e uma faixa cromada que os separam, mas não acende.

Continua depois da publicidade

Abaixo deles e do para-choque há uma ampla grade em formato colmeia com duas entradas de ar nas extremidades e no modelo apresentado não há faróis de neblina.

As rodas diamantadas de aro 17” até parecem maiores, e o desenho reforça uma ideia de movimento e esportividade.

A traseira conta com lanternas em led interligadas por uma barra escurecida e o nome Tera centralizado abaixo do logotipo da Volks. Tudo limpo e fluido.

As cores dos modelos apresentados são a vermelho Hypernova, prata Lunar e azul Ártico.

Interior mantém predomínio de revestimentos plásticos

Por dentro, o acabamento possui plásticos com texturas e diferentes materiais. O Tera exibe painel de instrumentos de 10 polegadas todo digital, central multimídia VW Play Connect com carro conectado para Brasil e Argentina, carregamento de celular por indução, luz ambiente e pacote Adas de segurança e assistências ao motorista, entre outros.

Continua depois da publicidade

Sem revelar motorização, acredita-se que o Tera virá equipado com as mesmas opções de motor do Polo: nas versões de entrada o MPI (1.0 aspirado de 3 cilindros de até 84 cv de potência) com câmbio manual de 5 marchas e o 170 TSI, 1.0 turbo de até 116 cv que pode vir com a transmissão manual de 5 marchas ou automático de 6 velocidades.

Por Lucia Camargo Nunes da @viadigitalmotorsoficial

Leia mais

Kia revela novos modelos e reforça aposta em veículos elétricos de ponta

Mais robustas ainda: Ford confirma picapes Tremor para o Brasil este ano