O lançamento mais importante da Volkswagen dos últimos anos vai ser revelado na maior festa popular do Brasil. A montadora fará a estreia mundial do novíssimo Tera em plena Sapucaí, no domingo (2).
Continua depois da publicidade
Pudera: o inédito SUV compacto 100% desenvolvido no Brasil vai brigar com Fiat Pulse, Nissan Kicks, Hyundai Creta e Renault Kardian. Fabricado em Taubaté (SP) foi desenhado pelo time de José Carlos Pavone, Head de Design Américas da Volkswagen.
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Pelas imagens divulgadas hoje, o conjunto ótico frontal conta com DRL exclusivo, dividido em duas seções, na parte de cima do farol de led.
Também em led, as lanternas são interligadas por uma peça, assim como já é o T-Cross e o Nivus. O upgrade foi trazer uma solução inspirada em Passat e Tiguan: uma luz de posição e outra quando o pedal de freio é acionado, o que a Volks chama de efeito “click-clack”.
Continua depois da publicidade
Capô arrendondado e silhueta fluida, além de rodas diamantadas com desenho exclusivo completam o design do novo SUV compacto.
— O Tera foge do padrão. É um carro muito especial, com muitos detalhes. Ele traz um design autêntico para uma plataforma já conhecida, tem uma escultura traseira linda e vai ser algo bem diferente. Estou muito feliz com esse projeto. Desde o primeiro rabisco eu já espero por ele nas ruas, rodando nas avenidas e estradas por aí — afirma JC Pavone, Head de Design Américas da Volkswagen.
Apesar dos spoilers, a Volks não dá mais detalhes de motor, mas não deve surpreender. O Tera virá equipado com o já conhecido motor 1.0 TSI, que pode ser calibrado para render 116 cv com etanol (como no Polo) ou 128 cv, a mesma potência de Nivus e T-Cross. As opções de transmissão são a manual ou a automática de seis marchas.
Veja “spoilers” do novo Tera
Continua depois da publicidade
Concorrência com o Oscar
A expectativa é grande devido ao investimento da Volks em sua revelação: durante o Desfile de Escolas de Samba do Rio de Janeiro, no Sambódromo Marquês de Sapucaí, o que já indica o barulho e visibilidade que a montadora quer dar ao seu novo SUV compacto.
A concorrência vai ser acirrada desde sua estreia, já que ocorre durante a entrega do Oscar 2025. A maior premiação do cinema poderá ter pela primeira vez um filme brasileiro levando três estatuetas. Vai ser um olho no peixe e outro no gato.
Por Lucia Camargo Nunes da @viadigitalmotorsoficial
Leia também
MP pede indenização bilionária e recall para o Onix; entenda
Kona híbrido chega em abril para incomodar SUVs flex e híbridos






