A inauguração da ponte sobre a Lagoa da Conceição, em Florianópolis, nesta sexta-feira (4), começou com um carro bem distinto como o primeiro a passar por ela: se trata de um Volkswagen Karmann-Ghia amarelo, de placa preta. O automóvel é do próprio Jorginho Mello, governador do Estado, que pilotou o automóvel pelo trecho liberado, ao lado do prefeito da cidade, Topázio Neto.
Continua depois da publicidade
O cupê amarelo faz parte de uma produção que chegou a 445 mil exemplares, fabricados entre 1955 e 1975. O esportivo era produzido pela VW, mas foi projeto pela italiana Carrozzeria Ghia, e construído pela empresa alemã Karmann.
No Brasil, existem hoje cerca de 700 exemplares do modelo, incluindo o que fica na garagem de Jorginho. Como o veículo tem mais de 30 anos, ele recebeu uma identificação especial, a popular placa preta. Mas a data de fabricação não é a única exigência para isso: é necessário que o veículo atenda a critérios específicos de originalidade (mais de 80%) e conservação.
Carro inaugurou nova geração de modelos esportivos da VW
O Karmann-Ghia foi um dos primeiros modelos da VW a sair do ideal de carros resistentes, sóbrios e baratos. No começo dos anos 1950, a montadora produzia apenas o Fusca e a Kombi, mas o mundo, no pós-Segunda Guerra Mundial, já era outro. A ideia era elevar a imagem da empresa.
O primeiro carro do modelo foi montado sobre a plataforma do Fusca. O primeiro Karmann-Ghia deixou a linha de montagem da VW em agosto de 1955, e no primeiro ano mais de 20 mil exemplares do curvilíneo cupê foram vendidas.
Continua depois da publicidade
Construído sobre a plataforma do Fusca, ele herdou as mesmas configurações mecânicas. Mas a carroceria feita à mão agregava valor ao veículo, que chegou a custar mil dólares a mais que os outros modelos. Mesmo maior, ele também não tinha o melhor espaço interno, com o teto baixo e pouco espaço para as pernas na frente.
Em 1957, o modelo ganhou uma versão conversível, e em 1961 houve a primeira remodelação, com outras mudanças sendo feitas no design e no motor nos anos seguintes.
No Brasil, o modelo começou a ser fabricado em 1962, na fábrica da Karmann em São Bernardo do Campo. Ele foi fabricado até 1974, com novas versões e melhorias.
Veja fotos do modelo de Jorginho Mello
Leia também
Conheça a Amalfi, a nova Ferrari “de entrada” e com cor diferentona
Continua depois da publicidade






