nsc
    hora_de_sc

    FIQUE SABENDO

    O que é horóscopo? Conheça o significado de cada signo

    Astrologia é uma pseudociência complexa; descubra a história do zodíaco e o significado dos signos

    19/04/2021 - 09h59

    Compartilhe

    Redação
    Por Redação Hora
    O que é horóscopo
    Descubra curiosidades sobre o horóscopo e mapa astral
    (Foto: )

    Desde os primórdios, a humanidade olha para o céu para tentar entender o mundo. Com a astrologia, também foi assim. Os primeiros registros do horóscopo datam do século 7 a.C., quando civilizações começaram a observar o céu e passaram a acreditar que as estrelas, constelações e planetas poderiam influenciar a vida humana, especialmente a dos recém-nascidos.

    > Leia tudo sobre signos no Horóscopo NSC

    Mas foi só dois séculos mais tarde, em 5 a.C., que o zodíaco foi criado. Com ele, surgiu o horóscopo como conhecemos hoje: é uma mistura de influências da astrologia da Babilônia, da matemática do Egito e da filosofia da Grécia.

    O zodíaco é a palavra que traz o significado do horóscopo: de origem grega, "zodíaco" significa "círculo de animais" e correspondia ao cinturão celeste que marcava a trajetória do Sol. E era ela que deu sentido a todo o horóscopo: nessa trajetória, cada constelação por onde o Sol passa simboliza um signo. 

    No século 5 a.C., a quantidade de signos variava de acordo com cada civilização. Os 12 signos atuais foram definidos ainda na Antiguidade, influenciados pelas culturas babilônica, grega, romana e egípcia.

    Mapa de estrelas
    Mapa de estrelas
    (Foto: )

    No início da Era Cristã (ou seja, quando há o nascimento de Jesus Cristo e começamos a contar os anos), surgiram os horóscopos individuais com mapa astral, a partir da observação dos astos a partir da hora e local exato do nascimento. Supostamente, o mapa astral traz informações sobre a personalidade e o destino do indivíduo.

    Astrologia x Astronomia

    Essas duas ciências andaram juntas por muitos anos - com o passar do tempo, elas se distanciaram, mas ainda têm uma relação.

    A astronomia é a ciência que busca entender a física o universo, enquanto a astrologia é considerada uma pseudociência que se baseia nos astros para determinar a personalidade de cada indivíduo. 

    A astrologia se baseia em misticismos e culturas antigas. A astronomia, por sua vez, segue a física e a lógica científica dos astros e planetas.

    > Descubra quais signos do horóscopo que mais traem

    O fato é que a astrologia não existiria sem a astronomia, e vice-versa. Mas elas tiveram uma ruptura de relação, porque a trajetória solar foi mudando ao longos dos séculos. Nos dias de hoje, o Sol passa por constelações que não fazem parte do zodíaco e ilumina outras em períodos diferentes em relação àqueles registrados na Antiguidade.

    Foi principalmente a partir do século 17, conhecido como "A Idade da Razão", que a asreonomia começou a se distanciar da astrologia. 

    O que é mapa astral?

    Pode-se dizer que o mapa astral é como uma "fotografia" tirada do céu no exato momento em que uma pessoa nasceu, levando em consideração o local e o horário do nascimento.

    Esse registro mostra a posição de cada planeta, além da posição do Sol e da Lua em relação às constelações do zodíaco.

    Mapa astral
    Mapa astral
    (Foto: )

    O mapa astral indica muito mais do que o signo da pessoa - determinado pela posição do Sol em relação à constelação. Ele também mostra o ascendente (que é a constelação que aparecia no horizonte leste no momento do nascimento), a constelação marcada pela Lua e a posição dos planetas - cada um deles tem um significado; veja abaixo.

    Ao ter seu mapa astral desenhado e analisado por um astrólogo profissional, a pessoa pode ter informações sobre sua personalidade (o que estimula o autoconhecimento), sua trajetória profissional, sua maneira de se relacionar com as outras pessoas, qual o parceiro ideal, a forma de administrar a vida financeira, entre outros aspectos da vida.

    > Saiba as novidades e curiosidades sobre o mundo das novelas

    Deu curiosidade? Confira abaixo o significado do Sol, da Lua e de cada planeta no mapa astral.

    Sol

    O astro é um dos mais importantes no mapa astral. É ele que indica o seu signo e também qual área da vida é a mais importante para você: ela que traz significados sobre quem você é e qual seu papel no mundo. 

    Ou seja, a posição do Sol na Casa Astrológica, no momento exato do seu nascimento, revela em qual área da vida você tem maior consciência.

    Lua

    A Lua é o astro relacionado à feminilidade, à família e à memória. A posição da Lua no mapa astral revela como a pessoa lida com a sensibilidade e as reações emotivas.

    Mercúrio

    E quanto a Lua indica as emoçõoes e a sensibilidade, Mercúrio está relacionado ao raciocínio e à inteligência humana. É ele que mostra como a pessoa se expressa e como aprende. De acordo com a casa em que Mercúrio está, é possível descobrir as habilidades mentais do indivíduo.

    > Saiba qual a atividade física ideal para cada signo

    Vênus

    Vênus é o planeta do amor e da beleza. No mapa astral, é ele que mostra como a pessoa seduz, como ela lida com o amor, além de revelar gostos e prazeres.

    Marte

    Marte mostra o espírito de luta de cada um. Ele indica a forma de agir da pessoa, a força, a sexualidade e o desejo. Resumindo, Marte indica como a pessoa age na hora de conquistar algo ou alguém.

    Júpiter

    É o planeta que revela as oportunidades, o crescimento pessoal e o objetivo de vida de cada um. Júpiter indica caminhos e representa a busca pela felicidade espiritual e emocional.

    Saturno

    Apelidado por muitos de "chaturno", Saturno representa os medos, a insegurança e as dificuldades. Pode parecer ruim, mas o planeta sugere também lições e aprendizados. Dependendo do signo onde está posicionado, Saturno mostra em que área da vida a pessoa busca por excelência e qual seu poder de determinação.

    Urano

    É o planeta que indica a liberdade e a indepedência do indivíduo. A independência está relacionada às normas sociais, enquanto a liberdade indica o desprendimento do "ser ou não ser" (hetero, gay, casado, divorciado, religioso, ateu...).

    Netuno

    Junto ao signo em que está posicionado, Netuno mostra em que situações a pessoa tem tendência a se iludir. O planeta representa as relações com espiritualidade e autoilusão.

    Plutão

    Plutão indica as fraquezas da pessoa e em quais áreas da vida ela tem medo de mudança. Ele indica um poder maior, para que o indivíduo tenha a coragem de encarar as mudanças da vida.

    Qual o significado de cada signo?

    Como explicamos, cada signo é combinado a um astro para dar significado à vida e revelar a personalidade de cada um. 

    Os signos do zodíaco tem significados gerais - na hora da análise do mapa astral, esses significados ganham ainda mais informações a depender do planeta que estava posicionado junto à sua constelação.

    Cada signo é regido por um elemento - fogo, água, ar ou terra -, que influencia diretamente em suas características.

    Confira, abaixo, o significado de cada signo do zodíaco.

    Áries

    O primeiro signo do zodíaco possui a energia dos inícios. Signo do elemento fogo e regido por Marte, Áries dá origem a pessoas determinadas, confiantes e que estão sempre prontas para o embate. Arianos são pessoas que têm muita energia e que gostam de realizar várias atividades - e sempre serem os primeiros em tudo, o que mostra bastante competividade. 

    Touro

    Conhecidos como os "comilões" do zodíaco, os taurinos são também pessoas que buscam segurança e estabilidade. Touro é um signo de terra, regido por Vênus. Tanto nos relacionamentos pessoais quanto nas finanças, os taurinos buscam paz, tranquilidade e estabilidade.

    Gêmeos

    É o signo das comunicações, de quem quer sempre criar relações novas. Gêmeos é signo de ar, regido por Mercúrio, conhecido como o mensageiro dos Deuses. Os geminianos gostam de festas e de estarem rodeados por pessoas. Os geminianos precisam de movimento, de novidades - e daí vem a impressão de que eles sempre estão mudando de ideia.

    Câncer

    "Não fala assim que eu choro" pode ser uma frase muito dita pelos cancerianos. Eles levam a fama de "chorões" porque Câncer é o signo mais sensível do zodíaco - mas isso não significa fraqueza! É um signo de água, regido pela Lua, e marca pessoas muito ligadas à famílias e aos relacionamentos afetivos.

    Leão

    Signo de fogo, regido pelo Sol, Leão dá origem a pessoas confiantes, altivas, egocêntricas e criativas. Como o leão, que é o rei da selva, as pessoas desse signo também costumam ser o centro das atenções. São também pessoas leais, românticas e éticas.

    Virgem

    Todo mundo sabe que os virginianos gostam de organização e limpeza, mas o signo vai muito além disso. Do elemento terra, regido por Mercúrio, Virgem é um signo que tem como características e qualidades o discernimento e a discriminação. Virginianos são pessoas discretas, pragmáticas e críticas, mas que precisam entender que a perfeição não existe.

    Libra

    Regido por Vênus, libra é um signo de ar que evoca o amor. Mas não um amor tórrido e cheio de paixão (como pensam taurinos e escorpianos), mas um amor repleto de ideias e ideais românticos. Os librianos acreditam em justiça e igualdade em qualquer situação da vida.

    Escorpião

    Signo de água, regido por Plutão, Escorpião dá origem a pessoas movidas pela paixão, mas também misteriosas e enigmáticas. É o signo da profundidade, com pessoas sentimentais, sensíveis, vingativas, emocionais, desconfiadas e que buscam uma união profunda com pessoas que possam responder à tamanha profundidade.

    Sagitário

    As pessoas de Sagitário (signo de fogo, regido por Júpiter) são idealistas e aventureiras. Os sagitarianos podem ser mais extrovertidos ou mais introvertidos, mas todos são bons filósofos, pensadores e estudiosos. Além disso, são pessoas que se entediam facilmente e, por isso, estão sempre buscando novos estímulos.

    Capricórnio

    É fácil explicar Capricórnio pelo seu símbolo: o cabrito maltês, que consegue chegar até o topo das montanhas mais altas, enfrentando qualquer obstáculo. De um signo de terra, regido por Saturno, os capricornianos são trabalhadores, persistentes, obstinados, ambiciosos, astutos e donos de uma enorme força de vontade.

    Aquário

    Aquarianos, regidos pelo ar e por Urano, são pessoas revolucionárias, sempre de olho em questões sociais. Pessoas desse signo são idealistas e buscam uma sociedade mais justa. Mas tudo tem um lado ruim: o idealismo de Aquário pode se tornar fanatismo, e o aquariano pode acreditar que a verdade na qual acredita é a absoluta.

    Peixes

    Signo de água, regido por Netuno, Peixes é sensível. Às vezes, até demais: piscianos tendem a se relacionar profundamente com as pessoas, absorvendo até os sentimentos e sofrimentos alheios. As pessoas de Peixes nunca julgam nem condenam ninguém porque se colocam sempre no lugar do outro. São pessoas passivas, amorosas, acomodadas e um pouco assustadas com o excesso de movimento do mundo moderno.

    Colunistas