O fluxograma que vem sendo posto em prática em Braço do Norte, no Sul de Santa Catarina, é um protocolo criado para o atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica. A iniciativa foi elaborada por membros da rede de proteção à mulher e é coordenada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

Continua depois da publicidade

Segundo o MPSC, o fluxograma organiza e padroniza etapas de acolhimento às vítimas, com uma definição do papel de cada setor envolvido, entre eles, saúde, assistência social, segurança pública e sistema de justiça. O objetivo é evitar falhas de comunicação e agilizar o atendimento à vítima.

— A padronização dos procedimentos também garante que todas as vítimas recebam o mesmo nível de atendimento, com acolhimento qualificado, independentemente de onde procurem auxílio — explica a Promotora de Justiça Daianny Cristine Silva, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Braço do Norte, que coordena os encontros da rede de proteção à mulher.

Jovem é preso após atirar contra dupla em vila ao lado de escola no Sul de SC

A promotora ainda ressalta que o fluxograma permite o monitoramento e a avaliação contínua dos atendimentos realizados, identificando possíveis falhas ou lacunas na rede. Essa rede, atualmente coordenada pela 1ª Promotoria de Justiça, é composta por representantes de órgãos governamentais e não governamentais.

Continua depois da publicidade

Mensalmente são realizados eventos em grupo para a discussão e planejamento da implementação de políticas públicas de combate à violência doméstica e atendimentos às vítimas. Recentemente foi instaurado um Conselho da Mulher.

O fluxograma completo está no site do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

Conheça os tipos de violência e como pedir ajuda

Antonietas

Antonietas é um projeto da NSC que tem como objetivo dar visibilidade a força da mulher catarinense, independente da área de atuação, por meio de conteúdos multiplataforma, em todos os veículos do grupo. Saiba mais acessando o link.

Leia mais

Quatro homens são denunciados pelo MP por homicídio de empresária em Tubarão

Golfinho de espécie ameaçada é encontrado morto na beira-mar de Laguna