Balneário Piçarras, que teve 100% da orla premiada no “Oscar das praias”, planeja fazer o seu quarto alargamento da faixa de areia em 30 anos. A obra deverá custar R$ 38,2 milhões e já tem licitação homologada. Porém, ainda faltam dar alguns passos para que a obra comece.

Continua depois da publicidade

Segundo a prefeitura de Balneário Piçarras, a licitação inclui o engordamento da faixa de areia com trecho aproximado de dois quilômetros de extensão, entre o espigão na projeção da Avenida Getúlio Vargas até o espigão da barra do Rio Piçarras.

O contrato foi assinado com a empresa vencedora do certame, a DTA Engenharia, para obra engordamento de 379.166,76 metros cúbicos de areia na orla. 

Agora, a prefeitura pretende realizar a assinatura a ordem de serviço, anteriormente prevista para outubro, no início de novembro. A Prefeitura também aguarda o fechamento da licitação de estudos de acompanhamento ambiental da obra para início da execução.

Veja fotos de Balneário Piçarras, eleita no “Oscar das praias”

Benefícios do alargamento, segundo prefeitura

Segundo a Prefeitura, o engordamento da faixa de areia trará inúmeros benefícios para Balneário Piçarras, como ampliação da área disponível para os frequentadores da praia, oferecendo uma experiência ainda mais atrativa aos visitantes, fortalecendo a economia local e gerando mais oportunidades de emprego e renda. Além disso, a ampliação da faixa de areia disponível cria uma espécie de “barreira” contra o avanço do mar e a erosão, como nos casos das ressacas.

Continua depois da publicidade

Os recursos são provenientes do Fundo de Manutenção da Praia (Fumpra) e próprios, com prazo máximo para execução de 70 dias. Com a execução desta obra, Balneário Piçarras terá a conclusão do quarto alargamento de sua orla. As anteriores foram realizadas em 1998, 2008 e 2012.

Leia também

Cidade do PR “colada” em SC tem caso suspeito de intoxicação por metanol em bebida

Quais cidades de SC devem sofrer com chuva persistente e risco de alagamentos

Edital para projeto de novo prédio no Centro de Joinville, em área de antigo fórum, é lançado