Duas placas de bronze de monumentos em homenagem a soldados brasileiros que lutaram na Itália durante a 2ª Guerra Mundial foram furtadas nesta semana em Blumenau. As obras com homenagens à Força Expedicionária Brasileira (FEB) ficam na Praça Marechal Mascarenhas de Moraes, conhecida como Fonte Luminosa.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber as notícias do Santa por WhatsApp
O sumiço aconteceu na noite da última segunda-feira (18). Um outro monumento em homenagem ao próprio Marechal Mascarenhas, que foi comandante da FEB, foi vandalizado durante a tentativa de furto. Os criminosos não conseguiram levar o material e o deixaram danificado no local. Por segurança, ele foi levado ao 23º Batalhão de Infantaria, onde deve ser restaurado.
Segundo o historiador Sérgio Campregher, as placas pesam entre 25 e 30 quilos cada, o que indica que a pessoa responsável pelo furto não deve ter agido sozinha. O problema é que as peças são de 1974 e não são mais fabricadas hoje em dia.
O objetivo agora é recuperar as obras intactas, já que não será possível refazê-las.
Continua depois da publicidade
O Exército pede que a população denuncie de forma anônima caso tenha informações sobre o paradeiro das placas através do telefone 181, da Polícia Civil, ou 190 da Polícia Militar. O caso já está sendo investigado.
Veja fotos do monumento
Insegurança
A falta de iluminação adequada no local tem sido uma reclamação de moradores. As obras na Rua Amazonas teriam deixado a praça às escuras, segundo a comunidade do entorno.
Procurada pela reportagem, a prefeitura afirma que não teve nenhuma demanda com a iluminação na praça, e que tem um pedido em aberto para que a Celesc retire e realoque alguns postes no local, o que ainda não aconteceu.
* Sob supervisão de Augusto Ittner
Leia também
Família se despede de idosa morta atropelada na faixa em Blumenau: “Parceira indescritível”
Continua depois da publicidade
Caso Luna: as perguntas sem respostas que cercam o assassinato da menina em Timbó
Corpo achado em Blumenau estava coberto de terra em meio à mata; polícia investiga
Novo Frohsinn de Blumenau corre risco de ser entregue fora do prazo, alerta Grupo Indaiá