nsc
dc

Pandemia

Ômicron faz média de casos de Covid aumentar 700% em 14 dias no Brasil

Aumento segue tendência mundial, onde primeira semana do ano teve média de novos casos diários acima de 2 milhões

09/01/2022 - 14h01 - Atualizada em: 09/01/2022 - 14h03

Compartilhe

João
Por João Scheller
Imagem mostra homem sendo testado com swab nasal
Homem é testado para Covid-19 em terminal de ônibus de Brasília
(Foto: )

O Brasil registrou neste sábado (8) o maior aumento de casos e mortes por Covid-19 desde setembro de 2021. A média móvel de infecções está em 30.039 por dia, 716% maior do que a duas semanas atrás. Com 103 mortes registradas pela doença, a média de óbitos é de 120, aumento de 30% em relação a 14 dias atrás, o que indica tendência de alta nos óbitos pela doença, algo que não era registrado desde 24 de setembro.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Os dados são do consórcio de veículos de imprensa, coletados com as secretarias de saúde estaduais até às 20h.

A disseminação da variante ômicron — que pode ser até quatro vezes mais contagiosa do que a então preponderante delta — somado aos encontros das festas de fim de ano, podem explicar a explosão de novos casos no país.

> Jovem de 23 anos morre de Covid-19 em Blumenau após seis meses internado

Além disso, a instabilidade nos sistemas do Ministério da Saúde, causada pelo ataque hacker de dezembro, pode contribuir para o represamento de dados.

SC tem maior número de infectados desde julho

A situação em Santa Catarina é ainda mais preocupante. O Estado registrou mais 3.453 casos positivos de Covid na noite de sábado (8), o segundo dia que o número de pessoas infectadas cresce acima de 3 mil. Com 18.337 casos ativos da doença, SC não registrava um número tão alto desde julho de 2021.

Na última terça-feira, somente Florianópolis registrou mais de mil testes positivos para a Covid-19 em 48h. Situação parecida pôde ser vista nas outras capitais da região Sul. Curitiba registrou mais de 1.300 novos casos da doença somente na última quinta (6) e em Porto Alegre, uma em cada quatro pessoas testadas nas unidades de saúde neste sábado (8) apresentava diagnóstico positivo.

Casos aumentam em todo o mundo

Mais de dois milhões de casos foram detectados em média em todo o mundo nos primeiros sete dias do ano, de acordo com contagem da agência de notícias AFP. O número de casos aumentou 270% desde a descoberta da variante ômicron no final de novembro.

Apesar do aumento significativo nos casos, a onda de infecções não é acompanhada por um aumento nas mortes. Com uma média mundial de 6.237 mortes por dia nos últimos sete dias, este foi o menor número desde o final de outubro de 2020.

Confira os vídeos do NSC Total

Leia também

Passageiros com Covid-19 pagam multa para remarcar passagem aérea em SC

Ataque de abelhas deixa 11 feridos em Blumenau e vídeo mostra momento de desespero

Presentes recebidos por Bolsonaro têm maquete de R$ 60 mil e 185 máscaras

Colunistas