Depois de passar por uma cirurgia de emergência que durou cerca de seis horas para ser concluída, para a retirada de um tumor no pâncreas no sábado (5), o apresentador Edu Guedes ainda deve enfrentar um pós-operatório “delicado”. Segundo a equipe médica do chef de cozinha, os próximos sete dias demandam cuidados especiais. Em entrevista à CARAS Brasil, o médico oncologista Jorge Abissamra, explicou que o “pós-operatório envolve riscos”.

Continua depois da publicidade

Datena liga para Edu Guedes e o tranquiliza sobre câncer: “Tive o mesmo e estou aqui”

O médico, especialista em Oncologia Clínica pelo Instituto de Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho, conta que esse tipo de cirurgia necessita de cuidados durante e depois do procedimento. Além dos cuidados físicos, também há a necessidade de cuidar da saúde mental.

— O pós-operatório envolve riscos de infecção, sangramentos, fístulas pancreáticas, distúrbios metabólicos e complicações nutricionais. Além disso, o impacto emocional também é relevante, especialmente enquanto se aguarda o resultado final da biópsia e a definição de tratamento complementar, como quimioterapia, se necessário — explicou.

Depois da operação, vem a parte de enfrentar os tratamentos oncológicos, a depender da resposta do paciente à cirurgia e do tipo do tumor, segundo o médico.

Continua depois da publicidade

— Os cuidados após a cirurgia incluem monitoramento em UTI nas primeiras 24-72 horas, suporte nutricional, controle da dor, fisioterapia respiratória e acompanhamento oncológico. A recuperação é gradual e pode levar semanas ou até meses. Importante ressaltar que a retirada de parte do pâncreas ou do órgão inteiro pode deixar o paciente diabético — disse.

Sobre os diferentes tipos de tumores no pâncreas, Abissamra explicou que a cirurgia é recomendada “quando o tumor é localizado, ou seja, ainda restrito ao pâncreas, sem comprometimento de órgãos vizinhos ou metástases à distância”.

— O procedimento mais comum é a duodenopancreatectomia, também conhecida como cirurgia de Whipple, que é complexa e exige boa condição clínica do paciente. O diagnóstico exato só pode ser confirmado por biópsia e avaliação anatomopatológica — apontou.

Atualização do estado de saúde do apresentador

Edu Guedes segue em recuperação, informou a equipe do apresentador neste domingo (6). Em nota, a assessoria comunicou que o procedimento, apesar de complexo, transcorreu bem.

Continua depois da publicidade

Em recuperação, Edu deixou uma mensagem de carinho para os fãs: “Esse não é o fim, mas sim um recomeço”. O procedimento ocorreu no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Veja as fotos de Edu Guedes

Leia também

“Continuem rezando”: Ana Hickmann fala pela primeira vez sobre câncer de Edu Guedes

Além de Edu Guedes, relembre outros famosos diagnosticados com câncer de pâncreas