A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um novo alerta meteorológico na manhã desta quinta-feira (25) para a atuação de uma onda de calor intensa no Estado pelo menos até domingo (28). Anteriormente, o órgão estadual previa os efeitos do fenômeno até sábado (27).

Continua depois da publicidade

Conforme a Defesa Civil, as temperaturas devem ficar entre 35°C e 38°C, principalmente à tarde. Quatro regiões estão em aletra laranja: partes da Grande Florianópolis, do Vale do Itajaí, do Litoral Norte e do Norte catarinense.

Nesses locais, o risco é alto para problemas associados ao calor excessivo, como desidratação, desconforto térmico e agravamento de doenças cardiorrespiratórias, de acordo com a Defesa Civil. As outras regiões devem registrar calor acima dos 30°C.

Veja os alertas

Calor favorece temporais típicos de verão

Além da onda de calor, a Defesa Civil mantém o alerta para temporais com chuva intensa entre a tarde e a noite desta quinta-feira (25) e da sexta-feira (26). A combinação entre calor, umidade e circulação de ventos em diferentes níveis da atmosfera favorece a formação de tempestades isoladas em grande parte do Estado.

Continua depois da publicidade

O risco é alto para ocorrências como alagamentos e enxurradas pontuais especialmente no Norte, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Grande Florianópolis, além de trechos no Litoral Sul, Serra e Oeste. Em todo o território catarinense, há possibilidade de danos como destelhamentos, queda de galhos e árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica.

Os temporais devem vir acompanhados de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, principalmente no Grande Oeste, nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul e no Litoral. Durante a noite, a tendência é de perda de intensidade das instabilidades, com predomínio de tempo mais firme nas manhãs.

O que fazer, de acordo com a Defesa Civil

Como vai ser o verão em Santa Catarina?

O verão começa oficialmente neste domingo (21) e deve manter o padrão típico da estação em Santa Catarina: calor acima da média em alguns períodos e ocorrência frequente de temporais. No Oeste, os dias mais quentes tendem a ser mais intensos.

Continua depois da publicidade

Segundo análises do Fórum Climático, formado por meteorologistas de diferentes instituições do Estado, dezembro ainda terá passagem de frentes frias, intercalando dias de sol com episódios de chuva mais volumosa e temporais.

Janeiro, historicamente o mês mais chuvoso do ano, deve manter essa característica, com chuva acima da média entre a Grande Florianópolis e o Norte do Estado. Já no Oeste, os volumes podem ficar dentro ou até abaixo do esperado. Fevereiro e março devem ter chuva dentro da média ou ligeiramente abaixo.

Ao longo do trimestre, as temperaturas ficam dentro do padrão do verão, com períodos de calor intenso, especialmente no interior, além de tempestades fortes e risco de enxurradas nos episódios de chuva mais intensa.