A Defesa Civil de Santa Catarina informou nesta quinta-feira (9) que o vento deve mudar de direção e voltar a predominar de sul/sudeste a partir da próxima terça-feira (14), com intensidade moderada. A alteração deve provocar o aumento das ondas, que podem chegar a até 2,5 metros em trechos do litoral catarinense.
Continua depois da publicidade
Apesar da elevação prevista, o órgão descarta, por enquanto, risco de maré alta ou ressacas significativas. Segundo a Defesa Civil, a lua estará na fase minguante, o que reduz a influência da maré astronômica e diminui a chance de combinação entre mar agitado e maré alta.
Mar segue calmo nos próximos dias
O aviso de agitação marítima foi encerrado ainda na noite de terça-feira (7). Desde então, o mar permanece pouco agitado, com ondas de até 1,5 metro, e a maré astronômica segue em processo de baixa. O pico previsto é de 80 centímetros nesta quinta-feira (9), mantendo-se nesse padrão nos próximos dias.
Além disso, o vento sul perdeu força e não influencia mais na maré meteorológica positiva, reforçando a ausência de risco para ressacas ou inundações costeiras neste fim de semana, afirma a Defesa Civil.
Impacto da maré alta no Estado
Em 2025, ao menos oito municípios de Santa Catarina já decretaram situação de emergência devido aos efeitos da erosão costeira, marés de tempestade e ressacas que vêm atingindo o litoral catarinense.
Continua depois da publicidade
As ocorrências foram registradas em Balneário Barra do Sul, Passo de Torres, Barra Velha, Itapoá, Garopaba, Itapema, São Francisco do Sul e Florianópolis, segundo decretos publicados pelas prefeituras e homologados pela Defesa Civil.
A Prefeitura de Florianópolis decretou estado de emergência nesta quarta-feira (8) por conta dos estragos causados pela erosão marítima nessa semana. No bairro dos Ingleses, foco do decreto, muros de casas e postes de iluminação pública foram atingidos pela força da maré alta e da ressaca.
Sem perigo pela maré alta, mas tempo instável em SC
No entanto, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de acumulado de chuva com grau de severidade de “Perigo Potencial”, válido até às 10h de sexta-feira (10).
O alerta indica possibilidade de chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, especialmente em cidades com áreas de risco geológico ou urbanização intensa.
Continua depois da publicidade
As áreas afetadas pelo aviso incluem municípios do Norte Catarinense, Vale do Itajaí e Litoral Norte, como Araquari, Balneário Camboriú, Itajaí, Joinville, Navegantes, São Francisco do Sul, entre outros. Também estão incluídas regiões metropolitanas de Curitiba e São Paulo, além do Litoral Sul Paulista.

Segundo o INMET, existem algumas instruções para esse tipo de alerta:
Em caso de emergência, entre em contato pelos telefones 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).
*Sob supervisão de Luana Amorim
Leia também
Florianópolis decreta emergência por erosão costeira e se junta a outras sete cidades em SC
Ondas que “engoliram” praia de Florianópolis chegaram a 1,4 metro





