Desde o novo aparecimento de um agroglifo em uma plantação de trigo em Ipuaçu, no Oeste de Santa Catarina, nessa terça-feira (4), moradores estão se perguntando sobre a origem desse fenônomenos. Pelo menos há 4 mil anos atrás, existem registros de círculos misteriosos espalhados pelo mundo. O NSC Total separou histórias de alguns casos de agroglifos pelo planeta. Confira:

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

Pela proximidade, países europeus como a França, Inglaterra e Suíça foram um dos primeiros a terem registros desses fenômenos. As origens desses desenhos nunca foram desvendadas de fato, mas já provocaram uma onda de pesquisas, teorias sobre ocultismo, visitas alienígenas, além de idas de muitos visitantes curiosos nos locais.

Em Santa Catarina, não é diferente. Desde pelo menos 2009, cidades do Oeste Catarinense presenciam o aparecimento de desenhos misteriosos em plantações de trigo. Nessa terça-feira (4), Ipuaçu amanheceu com novos agroglifos. 

Veja outros casos de agroglifos pelo mundo

França 

Segundo o ufologista Toni Inajar, há relatos de agroglifos de até 4 mil anos atrás. Porém, pela relação de proximidade com histórias europeias, o primeiro registro é em 815 d.C, na França, quando o Bispo de Lion alerta a um sacerdote de que iria assumir a paróquia local após desconfiar de que alguns moradores locais estavam envolvidos em algo considerado uma adoração ao demônio.

Continua depois da publicidade

— O bispo teria dito: “Eles estão agregando sementes num círculo achatado das plantações e usando-as em rituais de fertilidades.” E aparentemente estes eram fenômenos regulares, pois isto é mencionado muito causalmente nos registros oficiais da igreja — diz o especialista.

Inglaterra

Em agosto de 1678, foi publicado um panfleto descrevendo um fenômeno luminoso anormal visto num campo. No próximo dia, círculos foram encontrados em plantações inglesas. Este caso recebeu o nome de “O Demônio Ceifador de Hartfordshire”, revela Inajar.

— Pelo que se vê nos jornais da época e mesmo em alguns ensaios científicos, o fenômeno vem ocorrendo com certa regularidade desde então.

O ufologista conta que, a partir 1972, o fenômeno se tornou mais intenso na Inglaterra, quando então passou a ser chamado de “círculos ingleses”, apesar de ocorrer em outros países, também.

Continua depois da publicidade

Nesta época surgiram algumas pessoas afirmando serem elas os responsáveis pela confecção dos tais círculos, 

—Eles logo foram desmentidos, pois ao tentarem reproduzir um agroglifo, o resultado ficou muito tosco — diz Inajar.

Em 1991, dois ingleses de Southampton, Doug Bower e Dave Chorley, admitiram que eram os responsáveis pelos desenhos, feitos por mais de 15 anos. Apesar da confissão, outros desenhos começaram a aparecer pelo mundo, sempre causando a mesma reação de curiosidade.

Suíça 

Suíça também é um país conhecido por receber esses desenhos misteriosos. Segundo portais de ufologia, vários círculos misteriosos de grande magnitude foram encontrados em plantações suíças.

Continua depois da publicidade

Outros países

Um portal indicado pelo ufologista Toni Inajar, é considerado pela classe, o maior site da Internet sobre os círculos nas plantações. Segundo o portal “é possível encontrar várias informações para compor pesquisas e também uma base de dados sobre a ocorrência dos círculos no mundo inteiro”. 

O site “Crop Circle Connector“, em português, Círculo de Colheita, acrescenta também a Rússia, Polônia, Austrália, Brasil, entre outros, locais que possuem grandes registros de agroglifos. 

Apesar de toda a pesquisa em volta do assunto, ainda não se sabe até hoje, a origem real desses desenhos. Entretanto, o astrofotógrafo, astrônomo e colunista do Olhar Digital Marcelo Zurita, alerta:

— Nosso desejo de contatar civilizações alienígenas nos deixa vulneráveis a acreditar nessas teorias inconsistentes. Cabe a nós estarmos sempre atentos para que não sejamos enganados por velhinhos brincalhões ou talvez por nós mesmos — contou o especialista para o portal Olhar Digital.

Continua depois da publicidade

Leia também

Grupo de Pesquisa Ufológica estuda relatos de óvnis em SC

Relembre os relatos de aparições e sinais de ETs em Santa Catarina

Destaques do NSC Total