Deputados e senadores da oposição pernoitaram de terça (5) para esta quarta-feira (6) nos plenários da Câmara e do Senado em protesto contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O revezamento inclui três grupos de deputados com turnos programados a cada três horas. Com informações do g1.
Continua depois da publicidade
O ato visa obstruir os trabalhos do Congresso na retomada do recesso, conforme adiantado pelo grupo em coletiva de imprensa, mais cedo. No Senado, na terça-feira, os parlamentares ocuparam a Mesa Diretora e cobriram a boca com esparadrapos como ação simbólica.
O protesto pede que sejam pautados projetos de interesse da ala da direita, como anistia aos acusados de tentativa de golpe e dos ataques de 8 de janeiro, fim do foro privilegiado e o impeachment do ministro Alexandre de Moraes.
As sessões marcadas em ambas as Casas foram canceladas na terça-feira. A oposição pretende ocupar as mesas diretoras por tempo indefinido, até que haja uma reunião conjunta com os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PR), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).
Motta e Alcolumbre criticam protesto
Para Alcolumbre, a ocupação da Mesa Diretora é um “exercício arbitrário”. “A ocupação das Mesas Diretoras das Casas, que inviabilize o seu funcionamento, constitui exercício arbitrário das próprias razões, algo inusitado e alheio aos princípios democráticos. Faço, portanto, um chamado à serenidade e ao espírito de cooperação. Precisamos retomar os trabalhos com respeito, civilidade e diálogo, para que o Congresso siga cumprindo sua missão em favor do Brasil e da nossa população”, escreveu. Ele disse, ainda, que fará uma reunião de líderes da Casa.
Continua depois da publicidade
Hugo Motta antecipou seu retorno à Brasília e cancelou uma agenda que teria em Fortaleza (CE) nesta quarta-feira (6) depois dos protestos.
“Acompanho a situação em Brasília desde as primeiras horas do dia de hoje, inclusive o que vem acontecendo agora à tarde no plenário da Camara. Determinei o encerramento da sessão do dia de hoje e amanhã chamarei reunião de líderes para tratar da pauta, que sempre será definida com base no diálogo e no respeito institucional. O Parlamento deve ser a ponte para o entendimento”, também escreveu.
Veja fotos da ocupação das mesas do Congresso
Leia também
O que inclui “pacote da paz” proposto por Flávio e oposição após prisão de Bolsonaro




