O Orkut voltou? Essa pergunta paira todos que viveram os “tempos de ouro” das redes sociais, onde tudo começou. Ele se consolidou no Brasil e as pessoas precisavam de um convite para conseguir ter acesso aos depoimentos, fotos e vida de um amigo ou conhecido. 

Continua depois da publicidade

> Compartilhe essa notícia no WhatsApp

História do Orkut 

O Orkut foi fundado 24 de janeiro 2004, pelo criador Orkut Büyükkökten, mas após 10 anos, no dia 24 de setembro de 2014, após o avanço da internet e das plataformas de comunicações, a primeira rede social do Brasil foi desativada. 

Na época, quem ainda resistia a criar contas em outras plataformas como o Facebook, Twitter e Instagram se viu obrigado a migrar de rede social para conseguir continuar mantendo contato com os amigos e conhecidos. 

Apesar de ter sido sucesso no Brasil, o site só foi ganhar versão em português mais de um ano depois do lançamento nos Estados Unidos, local que era alvo principal de repercussão do engenheiro turco que trabalhava no Google. 

Continua depois da publicidade

Rapidamente a rede social cresceu e se popularizou muito no Brasil e na Índia, quando os fundadores perceberam que não fazia mais parte manter a sede na América do Norte. No Brasil o orkut teve mais de 30 milhões de usuários, mas foi ultrapassada pelo líder mundial, o Facebook, tempo depois. 

A mudança na sede ocorreu em agosto de 2008. Foi neste ano que o Google Brasil passou a ter o controle mundial do Orkut, dividindo a responsabilidade com os indianos. No entanto, era o Brasil que tinha a palavra final em qualquer mudança ou melhoramento no site, e também que segundo o Ibope os brasileiros já chegam a 40 milhões de cadastros. 

> Felipe Neto tem fortuna surpreendente; veja todas as polêmicas do youtuber

Decadência de mercado e perda de usuários 

Em 2011 a primeira rede social do Brasil começou a perder usuários para as novidades que chegavam na internet, como o Facebook e o Twitter. Com a perda de usuários, a empresa entrou em uma decadência de mercado. 

Cerca de um ano depois, em 2012, o Orkut foi ultrapassado pelo Facebook em números de usuários, se tornando a rede social com mais pessoas fazendo parte.

Continua depois da publicidade

Já em 2013 foi feita uma pesquisa que explicava que em três anos o Orkut perdeu 95,6% do número de acessos fixos no Brasil registrando assim queda vertiginosa no país e sendo superado pelo Facebook.

O orkut chegou a ocupar a terceira posição das redes sociais mais utilizadas no país, enquanto o Facebook ocupa a primeira colocação desde que conseguiu a colocação, mas a rede social acabou perdendo a posição para o ask.fm, rede social que permitia que os usuária fazerem ou receberem perguntas, sendo anônimas ou não.

Foi em 2007 que ocorreu a primeira transação comercial utilizada na plataforma. A comunidade do Orkut “Eu AMO Floripa” teria sido “adquirida” pela RBS, na época, um dos grupos de comunicação de Santa Catarina. Estimasse que a empresa pagou R$ 2 mil a um jovem carioca para se tornar mediadora do fórum de discussão.

> TikTok dá dinheiro? Como ficar rico com o aplicativo

Novo Orkut

O Novo Orkut foi a nova versão do site de relacionamentos Orkut, do Google. A nova versão, com layout totalmente reformulado, foi lançada no dia 29 de outubro de 2009, durante uma coletiva de imprensa.

Continua depois da publicidade

Durante o lançamento, foram apresentadas as novidades que a nova versão do Orkut trazia, como o feed de notícias, um agrupamento de recados, atualizações do perfil e adição de amigos, tudo na página inicial. 

Também foi apresentado que seria retomado o antigo sistema de convites, como no começo do site. Lá, os participantes do Orkut recebiam convites para distribuí-los a amigos que não possuíam uma conta no site. Passou a funcionar do mesmo modo no Novo Orkut.

> Brasileiros que fizeram fortuna do zero com a internet; veja lista

Orkut voltou ou vai voltar? 

Para os entusiastas da rede social ainda há uma esperança. Isso porque no dia 27 de abril de 2022, o fundador da plataforma reativou o site com um comunicado. Apesar de não trazer detalhes sobre o projeto, o anúncio ganhou grande repercussão e internautas comemoraram a possível volta da plataforma, que foi reativada. 

> Leia o comunicado na íntegra

— Eu sou uma pessoa otimista. Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais. É por isso que eu trouxe o orkut.com para tantos de vocês ao redor do mundo. E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve! — escreveu o programador em nota.  

Continua depois da publicidade

Buyukkokten criticou as redes sociais da atualidade e defendeu a união dos usuários como principal objetivo das plataformas digitais. 

Como recuperar a conta antiga do Orkut 

Por enquanto não há informações sobre recuperação de contas do Orkut com a reativação da página na internet. Quando a plataforma anunciou o encerramento das atividades, usuários ficaram preocupados quanto as imagens e recados que haviam nos próprios perfis. 

Por isso, a plataforma optou por manter disponíveis as informações armazenadas pelos usuários. Os dados ficaram abertos para download pela ferramenta Google Takeout até o 30 de setembro de 2016. 

Melhores horários para publicar nas redes sociais

Você também pode querer ler

Instagram testa publicação pelo computador

Continua depois da publicidade

Golpe do WhatsApp: saiba o que fazer e entenda tudo sobre

Windows 11: tudo sobre o novo sistema operacional da Microsoft

Destaques do NSC Total