nsc
    dc

    Por dentro do EAD

    Os cursos de EAD mais procurados em 2021; veja a lista

    Pandemia impulsionou as buscas por cursos de graduação a distância. Saúde, Tecnologia e Educação são as áreas mais desejadas

    09/04/2021 - 12h11 - Atualizada em: 19/04/2021 - 09h00

    Compartilhe

    Estúdio
    Por Estúdio NSC
    Pandemia reflete nas buscas por cursos de graduação
    Pandemia reflete nas buscas por cursos de graduação
    (Foto: )

    A necessidade de transformar, de uma hora para outra, o ensino presencial em ensino a distância (EAD) por conta da pandemia fez com que muita gente se interessasse pela modalidade. O reflexo disso aparece nas buscas por cursos de graduação nessa modalidade, que cresceram 30%, de acordo com dados da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED).

    >> Busca por cursos EAD cresce no Brasil; entenda por que essa modalidade de ensino vem ganhando adeptos

    Antes de conhecer as vantagens da EAD e as razões pelas quais cada vez mais pessoas têm optado pela educação a distância, é importante reforçar que EAD de verdade e ensino remoto não são a mesma coisa. Enquanto este é uma adaptação das aulas convencionais gravadas ou ao vivo, exibidas em meio online, a EAD se faz com metodologia, grade curricular e ferramentas pedagógicas próprias. As aulas seguem um roteiro exclusivamente pensado para o formato digital, com recursos que enriquecem a experiência digital e tornam o aprendizado mais efetivo. Tanto as aulas quanto os demais recursos pedagógicos são disponibilizadas em um ambiente virtual de ensino próprio da instituição.

    >> EAD e aula remota são a mesma coisa? Entenda

    Reflexos da pandemia já são sentidos nas buscas por cursos de graduação

    Saúde, Tecnologia e Educação foram os setores que mais estiveram em evidência no último ano. A pandemia mostrou o quanto é importante investir nessas áreas tão fundamentais para o desenvolvimento social, e o mercado de trabalho indica crescimento de vagas nesses setores.

    Na área da Saúde, além dos médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que vêm atuando na linha de frente no combate à Covid-19, ganharam visibilidade, também, biomédicos, farmacêuticos, fisioterapeutas e nutricionistas que dão suporte ao tratamento e às pesquisas sobre o coronavírus e a criação de vacinas.

    Na área da Educação, além de toda a urgência em se repensar novos modelos de ensino desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, o papel dos educadores vem sendo repensado para além da sala de aula. Hoje, é importante traçar novas estratégias de educação que contemplem aspectos globais, que ultrapassem as salas de aula.

    Para fazer Saúde e Educação chegarem à população, são necessárias as ferramentas tecnológicas. Em 2020, inúmeras tecnologias que estavam em processo de desenvolvimento ou uso inicial foram impulsionadas e, rapidamente, se tornaram parte do cotidiano. Um exemplo disso são os pagamentos contactless (sem contato).

    Dos mais de 300 cursos da Uniasselvi – referência em EAD no país – alguns tiveram aumento significativo nas buscas.

    Veja a lista dos cursos mais procurados:

    Análise e Desenvolvimento de Sistemas

    Forma profissionais capazes de realizarem análise, projetos, documentação e testes, e de implementar e cuidar da manutenção de sistemas computacionais e software.

    Big Data e Inteligência Analítica

    Os dados são, hoje, um dos principais bens de empresas e profissionais autônomos. Saber colher e analisar os dados e desenvolver inteligência estratégica para o desenvolvimento dos negócios é uma das principais atividades realizadas pelos profissionais que cursam tecnólogo em Big Data e Inteligência Analítica.

    Andragogia

    O curso capacita profissionais para atuar na educação de adultos, reduzindo as exclusões sociais.

    Psicopedagogia

    O psicopedagogo também atua para ampliar a inclusão escolar. Esse profissional atua no processo de aprendizagem, investigando possíveis causas para problemas de rendimento escolar, e elaborando estratégias de ações que melhorem o desenvolvimento social, cognitivo e motor de crianças, jovens e adultos.

    Biomedicina

    O biomédico estuda as reações do corpo humano em caso de infecção por vírus, bactérias e outros micro-organismos causadores de doenças. É o profissional responsável por pesquisar e produzir vacinas e medicamentos para prevenir ou combater doenças.

    Gestão de Saúde Pública

    O curso qualifica tecnicamente profissionais para atuarem na gestão dos recursos, no desenvolvimento de novas práticas e na organização do trabalho em saúde.

    Vantagens da EAD vão além do isolamento social

    Poder estudar em casa (ou em qualquer outro lugar), sem a necessidade de se deslocar diariamente até a instituição de ensino é, sem dúvida, uma grande vantagem, principalmente durante a pandemia, quando o isolamento e o distanciamento social são recomendados, mas a educação a distância é uma excelente opção por muitas outras razões.

    O fato de não precisar se deslocar evita estresse no trânsito e permite melhor gerenciamento do tempo, tanto o tempo de estudo quanto o tempo livre, trazendo mais qualidade de vida. Essa flexibilidade faz com que os estudantes de EAD sejam mais autônomos e consigam lidar com as responsabilidades mais facilmente. Na educação a distância, os alunos são protagonistas e determinam o ritmo do próprio aprendizado.

    Outro ponto determinante são os valores. Segundo a ABED, as mensalidades de cursos EAD são de 30% a 50% mais baratas que seus equivalentes presenciais. Isso é possível porque as universidades EAD possuem estrutura mais enxuta e gastos com manutenção menores. Essa economia é repassada aos alunos.

    EAD é o ensino do futuro

    A Associação Brasileira de Educação a Distância e outras entidades são unânimes ao apontarem a educação a distância como uma forte tendência nacional. O crescimento do interesse pela modalidade no último ano foi bastante acentuado em função da pandemia, mas as matrículas em cursos de graduação de EAD vêm crescendo a cada ano. Segundo o Censo da Educação Superior 2019, a modalidade triplicou em dez anos, e, entre 2018 e 2019, houve um aumento de 19,1% nas matrículas em cursos superiores a distância.

    Esse crescimento faz com que as instituições de ensino a distância se tornem ainda mais fortes e ampliem os investimentos em estrutura e tecnologia de ensino e na contratação de profissionais altamente capacitados, garantindo ensino de excelência.

    Na Uniasselvi, todo o ambiente virtual de ensino é preparado para tornar a experiência de aprendizagem mais completa. 

    Comece hoje mesmo a cursar uma graduação a distância.

    Para ler mais sobre Ensino a Distância, acesse o canal Por dentro do EAD.

    Leia também:

    Quer estudar com mais eficiência? Conheça as ferramentas que vão aumentar sua produtividade

    Entenda a importância de um tutor nos cursos EAD

    Colunistas