nsc
    dc

    Por dentro do EAD

    EAD e aula remota são a mesma coisa? Entenda

    Os conceitos parecem iguais, mas apresentam diferenças importantes. Conheça as mais importantes e entenda por que uma graduação EAD é ideal para quem deseja mais flexibilidade e autonomia

    07/04/2021 - 13h16

    Compartilhe

    Estúdio
    Por Estúdio NSC
    Os conceitos parecem iguais, mas apresentam diferenças importantes.
    Conheça as diferenças entre as duas modalidades de ensino
    (Foto: )

    No fim de março de 2020, as instituições de ensino em todo o Brasil precisaram suspender todas as atividades presenciais em função da pandemia. No entanto, continuar estudando “em casa” é uma opção adotada por muitos responsáveis por crianças, por jovens e por adultos nos mais diferentes níveis de ensino.

    Passado um ano dessas mudanças, ainda há muitas dúvidas a respeito do ensino remoto e muita gente confunde esse formado com a educação a distância (EAD). Embora ambas as modalidades utilizem espaços virtuais, as propostas, as metodologias e as ferramentas pedagógicas adotadas em cada uma delas são bastante diversas.

    >> EAD é pra mim? Organização e autogestão para quem pensa em um curso a distância

    A educação a distância (EAD) é um modelo de ensino virtual regulamentado desde 1996, pela Lei nº 9.394, e atualizado desde então por decretos e portarias do Ministério da Educação (MEC). Os cursos de graduação EAD, por exemplo, possuem grades curriculares e cargas horárias próprias, que equivalem às dos cursos presenciais, mas não são iguais. 

    Do mesmo modo, as ementas das disciplinas são pensadas para serem ministradas em meio virtual, por professores treinados para esse formato e tendo o apoio de tutores especializados. Na Uniasselvi, os cursos de graduação e pós-graduação EAD têm materiais didáticos próprios, que guiam os alunos nos estudos e complementam as aulas, além de materiais de apoio, como vídeos, filmes, jogos, infográficos, estudos de casos reais etc.

    Essa medida emergencial foi fundamental para que as instituições de ensino pudessem manter as aulas e cumprir seus cronogramas durante este período em que não é possível retomar as atividades em sala normalmente. No caso da UNIASSELVI, a autorização para a oferta de EAD existe desde 2006, o que coloca a instituição como uma das mais tradicionais do Brasil.

    Remoto e EAD

    No ensino remoto, as aulas são, em geral, virtualizadas, isto é – a aula acontece normalmente, como se fosse presencial, e é transmitida ao vivo a todos os alunos, conectados simultaneamente, sempre nos mesmos dias e horários. As instituições de ensino convencionais não costumam dispor de um ambiente virtual próprio, por isso, os encontros acontecem por videochamadas, em plataformas de videoconferências, e a interação entre alunos e professores acontece durante os encontros, ao vivo, ou por e-mail ou trocas de mensagens por aplicativos.

    Já na EAD, há atividades síncronas e assíncronas. As aulas são, na maioria, gravadas previamente, em ambiente virtual de aprendizagem da própria instituição de ensino, preparado com equipamentos de som e vídeo – além das ferramentas e recursos necessários para cada disciplina. O fato de as aulas serem gravadas permite que alunos e educadores (professores e tutores) realizem suas atividades acadêmicas a qualquer horário e em qualquer lugar.

    >> Como escolher um bom curso de graduação para fazer a distância

    Essa flexibilização é apontada, pelos alunos da Uniasselvi, como uma das maiores vantagens dessa modalidade. Além das aulas gravadas pelos professores-autores das disciplinas, na UNIASSELVI um tutor exclusivo por turma realiza semanalmente um encontro virtual para discutir os conteúdos dos cursos.

    Quanto à relação entre alunos e professores

    Assim como no ensino presencial, no formato remoto emergencial, professores e alunos interagem durante as aulas: os professores transmitem o conteúdo da disciplina conforme planejamento e sanam as dúvidas dos alunos na medida em que elas surgem. A comunicação pode ocorrer por conversa verbal ou pelos chats das ferramentas de videoconferência. Alguns professores utilizam aplicativos de troca de mensagem para interações fora do horário das aulas.

    Na educação a distância, o professor é responsável por elaborar os conteúdos e determinar como serão transmitidos, gravar as aulas e outras atividades extras que possam existir e, eventualmente, interagir com os estudantes. Além dos professores, há uma figura extremamente importante nos cursos EAD: os tutores. São eles que trabalham fazendo a ligação entre professores e alunos. Aos tutores cabe dar suporte aos estudantes, tanto tirando dúvidas com relação às disciplinas quanto ajudando na navegação no ambiente virtual de ensino e nos estudos individuais e trabalhos em grupo.

    Quanto às ferramentas pedagógicas e avaliações

    Por ter caráter emergencial, não há ferramentas próprias para o ensino remoto e nem um padrão de avaliação. As instituições têm adotado um processo contínuo de avaliação, que considera frequência, participação e entrega de atividades propostas, mas, em geral, as provas estão suspensas – nos moldes convencionais. E, por determinação do CNE, as escolas devem reconsiderar reprovações durante o período de pandemia. As aulas costumam seguir a ordem dos livros didáticos ou apostilas adotadas pela instituição.

    Os materiais didáticos e as ferramentas pedagógicas utilizadas na EAD são importantes diferenciais da modalidade, pois são recursos elaborados especialmente para cada disciplina e trazem conteúdos específicos que complementam as aulas, tornando o processo de aprendizado mais dinâmico e autônomo, e oferecem uma experiência mais completa.

    — Por prezar a experiência virtual dos alunos, oferecemos conteúdos customizados para o ambiente digital. Contamos com uma equipe de designers, jornalistas e outros profissionais que produzem podcasts, trilhas de aprendizagem e outros recursos para que as matérias sejam apresentadas de uma forma mais interativa e descontraída, estabelecendo relações entre teoria e prática, com exemplos aplicados ao mercado de trabalho e à vida real dos profissionais – explica a professora Neuzi Schotten, pedagoga responsável pela área de capacitação da Uniasselvi. Um dos principais recursos da UNIASSELVI é LeoApp, que possibilita ao estudante navegação gratuita e acesso completo aos cursos da Instituição — finaliza.

    Para ler mais sobre Ensino a Distância, acesse o canal Por Dentro do EAD.

    Leia também: Como usar a nota do ENEM para conseguir uma bolsa de estudo

    Profissionais contam como o curso superior ajudou a mudar de carreira e alcançar o sucesso

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Especiais Publicitários

    Colunistas