Novos dados divulgados pela Havan revelam os estados do Brasil com mais casos de furtos e arrombamentos a lojas da rede. Na semana passada, a varejista afirmou ter sofrido um aumento destes tipos de crimes desde que foi proibida de expor na internet os rostos dos “amostradinhos” — apelido dado pela empresa aos infratores flagrados pelas câmeras de segurança.

Continua depois da publicidade

O primeiro lugar no ranking é São Paulo, com 26 ocorrências de janeiro a setembro deste ano. São de lá, inclusive, as duas filiais com maior reincidência de delitos: foram seis episódios em Marília e cinco em Sorocaba. Os dados tratam de delitos cometidos apenas à noite. Rio Grande do Sul e Santa Catarina aparecem praticamente empatados, com 23 casos no estado gaúcho e 22 em SC.

Em solo barriga verde, São Francisco do Sul é a cidade com mais ocorrências registradas, segundo a Havan. O município no Norte do Estado teve quatro casos nos últimos nove meses.

Confira lista dos estados com mais casos

Aumento de casos

Conforme a rede do brusquense Luciano Hang, em setembro foram 64 ocorrências, o que representa quase 50% de todos os delitos de 2025. No acumulado do ano, já são 131 registros.

Continua depois da publicidade

A Havan costumava publicar na internet os vídeos dos flagrantes de ataques contra as lojas, mas foi proibida pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), como noticiou o NSC Total em julho. A empresa, inclusive, teve de apagar os posts feitos anteriormente.

— Percebemos que os criminosos não têm medo da justiça ou da polícia, mas sentem vergonha de serem reconhecidos por familiares, amigos, vizinhos ou até por outras vítimas. Quando expostos, pensam duas vezes antes de agir — afirma o dono da Havan.

Confira alguns flagrantes feitos pela empresa:

Leia mais

Como funciona a arma anti-drone que Balneário Camboriú está de olho