O mercado automotivo brasileiro enfrenta altos preços, com carros de segmento de entrada custando atualmente mais de R$ 120.000, devido a aumentos silenciosos ao longo do tempo, tornando as categorias populares menos acessíveis.

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Para auxiliar na tomada de decisão, a pesquisa Menor Custo de Uso, feita pela Revista Quatro Rodas em parceria com a TEx (seguros) e Mobiauto (depreciação), calcula os custos totais de adquirir e manter um veículo durante um ano, incluindo seguro, revisões, combustível ou energia elétrica, depreciação e IPVA, divididos por 12 para obter o custo mensal.

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SUVs compactos mais baratos de manter

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O Fiat Pulse destacou-se ao vencer no segmento mais competitivo do mercado brasileiro e ao possuir o menor custo de uso em 2025, com gastos mensais de R$ 1.373 na versão de entrada Drive 1.3 com câmbio CVT. Essa conquista é atribuída ao seu melhor consumo de combustível, baixo custo de aquisição e baixa desvalorização de apenas 2%.

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O Fiat Fastback T200, de entrada com motor turbo 1.0, ficou em segundo lugar, sendo o vencedor da categoria em 2024. Destacam-se seu preço acessível, prêmio anual de seguro e baixa desvalorização de 8%. Entretanto, suas revisões são caras, custando R$ 722, porém ainda mais altas que as do Renegade, que não entrou no top cinco e cobra R$ 819.

O Honda HR-V apresenta uma desvalorização de 8%, igual a outros modelos, porém seu custo de aquisição mais elevado e o preço do seguro impactam negativamente, mesmo com a revisão de R$ 420 sendo considerada barata para o segmento.

A versão Evolution automática é a mais acessível do Kardian com câmbio de dupla embreagem, mas seu desempenho foi prejudicado pelos altos custos de revisão, combustível e depreciação de 14%.

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E, por fim, o Kicks também recebeu a versão Play e apresenta um preço de compra mais elevado.

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Por Lucia Camargo Nunes da @viadigitalmotorsoficial

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