Uma publicação sobre o Ozempic no X (antigo Twitter) abriu uma discussão sobre o uso e o preço do medicamento. O perfil publicou uma foto da cantora Lana Del Rey, com a legenda “Depois do Ozempic, ser gordo virou um problema exclusivo do pobre”.

Continua depois da publicidade

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

O texto faz referência ao preço do Ozempic que é um dos maiores entraves para que o medicamento não seja acessível a todas as pessoas. Entre os comentários, entre quem concordou e discordou do perfil, surgiu também a pergunta: afinal, quando o Ozempic chega ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

A questão é que chegando ao SUS, o medicamento poderia auxiliar mais pessoas a superarem a obesidade, considerada uma doença pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Ozempic e Wegovy são medicamentos à base de semaglutida e são utilizados no tratamento da diabetes e da obesidade.

O SUS já disponibiliza tratamento para as duas doenças no Brasil, mas sem o uso do medicamento, que está disponível apenas na rede privada.

Quando o Ozempic chega ao SUS?

O Ozempic é produzido pela farmacêutica Novo Nordisk. Segundo o jornal O Globo, que entrevistou a vice-presidente médica da filial brasileira da empresa, já existe uma tratativa com o governo brasileiro. No entanto, não seria para disponibilizar o Ozempic, e sim o Wegovy no tratamento para obesidade.

Continua depois da publicidade

O protocolo para o uso da semaglutida no SUS foi feito em 16 de dezembro de 2024. A análise é feita pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec). O prazo para isso acontecer é de 180 dias, a partir da data do protocolo.

Caso seja aprovado pela Conitec, o Ministério da Saúde terá até 180 dias para disponibilizar a tecnologia incorporada, a partir da data em que a decisão for publicada no Diário Oficial da União (DOU). Com isso, seria possível que o Wegovy esteja disponível no SUS até o fim de 2025.

Ainda segundo O Globo, os candidatos a receberem o medicamento são pessoas com obesidade grau II/III (IMC = 35 kg/m²), a partir de 45 anos de idade, sem diabetes, com doença cardiovascular estabelecida (infarto, AVC prévio, doença arterial periférica sintomática).

Continua depois da publicidade

A avaliação do uso do Wegovy na rede pública está na fase de Chamada Pública, que é quando chamam pessoas que já utilizaram o medicamento para contar sobre suas experiências. Essa etapa acaba em 19 de março. Não há pedido para o uso de Ozempic no SUS por enquanto.

Leia também

Entenda o que é botulismo, doença que pode ser causada após botox

A ordem dos alimentos no prato pode impactar a saúde e a obesidade, dizem especialistas