A possibilidade de fechamento do pronto-socorro do Hospital Infantil de Joinville deixou muitos pais preocupados na região. Atualmente, Joinville tem poucas alternativas públicas para onde se pode correr em caso de problema de saúde de menores de 18 anos. Além do Infantil, o único estabelecimento público com pediatra e estrutura montada para atender urgências e emergências é o Pronto-Atendimento Leste (PA Leste 24 horas), no bairro Aventureiro. Lá, um médico pediatra atende das 7h às 19 horas todos os dias.

Continua depois da publicidade

Leia colunas de Jefferson Saavedra

Confira o que está e o que não está funcionando no Hospital Infantil de Joinville

Lá, um médico pediatra atende das 7h às 19 horas todos os dias. Até a tarde de ontem, a direção do PA não havia percebido qualquer aumento na demanda que obrigasse a alteração na rotina do estabelecimento.

Pelo menos 50 pessoas aguardavam o atendimento no saguão principal do PA Leste na tarde desta quarta-feira. A maioria delas acompanhando alguma criança.

Continua depois da publicidade

– Eu achei melhor trazer direto aqui. Ela está com febre desde ontem e não come – disse o pai Jocemar da Silva, sobre a filha de três anos. Ele tinha uma das mais de 60 senhas distribuídas e aguardava mais tranquilo depois de saber que teria o atendimento que buscava.

A direção do PA Leste preferiu não dar entrevistas. Não há previsão de alteração da rotina do pronto-atendimento, mesmo que o Hospital Infantil venha a fechar as portas do pronto-socorro nesta quinta-feira.

No PA não é possível fazer qualquer tipo de internação hospitalar. Porém, há pelo menos 12 leitos de observação pediátrica e um leito de isolamento, se houver necessidade.

O que os pais devem fazer

Agendamento de consultas

O melhor caminho é o posto de saúde mais próximo de casa. Sempre a primeira consulta deve ser realizada na Unidade Básica de Saúde, pois nesse local é possível avaliar com calma a possível doença, e, se necessário, solicitar consulta com especialista (cardiologista, traumatologista, pneumologista, etc.)

Continua depois da publicidade

Urgências e emergências

Urgência e emergência são termos médicos que, na prática, representam os níveis e risco de morte que o paciente corre. Em geral, os casos mais comuns de emergências são cortes, contusões, dor torácica, pequenos acidentes de trânsito, pequenos acidentes domésticos, picada de animais peçonhentos (cobra, aranha, taturana, escorpião) e dificuldade respiratória grave. Estes casos devem ser levados ao PA Leste.

Risco iminente de morte

Os casos considerados mais graves – um acidente de trânsito em que a criança ou adolescente tenha sido submetido a múltiplos traumas -, ou que seja necessário uma cirurgia, por exemplo, terão de ser avaliados na hora pela equipe que fizer o atendimento. Uma das opções é encaminhar a criança para outros hospitais materno-infantis, como o de Curitiba e o de Florianópolis (Joana de Gusmão). Essa decisão sempre será tomada em acordo ou comunicação imediata à família.