A cidade de Palhoça, localizada na Grande Florianópolis, terá a estrutura de saúde ampliada de forma considerável. O município receberá dois novos hospitais, um público e outro privado, que vai atender à população via Sistema Único de Saúde (SUS),além de atendimento por convênios. As novas instalações vão fazer de Palhoça uma das referências em saúde no estado de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Representantes da prefeitura mantém reuniões frequentes com o Governo do Estado por meio da Secretaria de Saúde para tratar do assunto. Nestes encontros, ficou definido que o próximo hospital público de Santa Catarina será em Palhoça. O complexo será construído em uma área às margens da BR-282, no bairro Bela Vista, em terreno que será doado ao município pelo governo estadual.

O hospital será um centro de trauma, e também vai contar com maternidade e serviços de obstetrícia, além de atendimentos de urgência e emergência.

De acordo com a prefeitura, a obra é a “realização de um sonho antigo dos palhocenses”. A administração do município espera ter o projeto pronto ainda em 2022. Também está previsto, para o próximo ano, o lançamento do edital e o início das obras.

Nova unidade de saúde do município vai contar com uma maternidade.
Nova unidade de saúde do município vai contar com uma maternidade. (Foto: Freepik)

Hospital de média e alta complexidade

As obras do Complexo Médico-hospitalar Leonardo da Vinci, no bairro Pagani, já iniciaram. Dentro de quatro anos – prazo para entrega da unidade – Palhoça terá um hospital de média e alta complexidade, com nível de excelência e modelo de gestão semelhante aos principais centros de saúde do país.

Continua depois da publicidade

Apesar de ser um empreendimento de iniciativa privada, o Complexo médico-hospitalar Leonardo da Vinci – que será um dos maiores hospitais particulares de Santa Catarina – também atenderá ao SUS.

Para a prefeitura, a instalação de uma unidade de saúde de alta complexidade é uma prova do crescimento e desenvolvimento da cidade, que desperta o interesse de investidores de diversas áreas.

Além de atender à população da cidade em diferentes especialidades, os novos hospitais também contribuirão com a mobilidade urbana da Grande Florianópolis – um dos principais problemas da região metropolitana.

Segundo dados da prefeitura, atualmente, cerca de 18% dos palhocenses possuem plano de saúde, e muitas vezes dependem da rede de São José ou da Capital para serem atendidos. Quem precisa se deslocar até a ilha, por exemplo, agora vai poder receber o atendimento na cidade.

Continua depois da publicidade

As melhorias no sistema de saúde são uma das medidas da Prefeitura de Palhoça visando proporcionar mais qualidade de vida e bem-estar à população da cidade. 

Para conhecer outras iniciativas da administração municipal, acesse o site da prefeitura.

Leia também

Os benefícios do cross training e do yoga para a saúde

Verão: hidratação e alimentação saudável são fundamentais para curtir a estação