nsc
nsc

Decoração

Parede verde: Conheça a tendência de arquitetura que traz benefícios para a saúde e bem-estar

Além da atração estética, as paredes verdes possibilitam contato com a natureza mesmo em pequenos espaços

29/10/2021 - 10h43

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Contato com a natureza é uma das tendências de arquitetura.
Contato com a natureza é uma das tendências de arquitetura.
(Foto: )

A sensação agradável ao colocar os pés na grama ou respirar ar fresco em uma área de mata não é apenas psicológica. O ser humano tem diversos ganhos na saúde e no bem-estar a partir do contato com a natureza, e estes benefícios são comprovados através de diversos estudos científicos. Um deles, elaborado pela Universidade de Brasília em 2020, comprovou que estar ao ar livre aumenta o sentimento de felicidade, enquanto a exposição a áreas não arborizadas favorece a agressividade e o medo.

Com o crescimento cada vez mais expansivo das áreas urbanas, a proximidade com o natural é algo distante, principalmente nos grandes centros. Recomendações da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que uma cidade deveria possuir ao menos 12 m² de área verde por habitante. Em São Paulo, por exemplo, há um valor de 5m² de natureza por morador. Em Recife, este número ainda é muito menor - 0,7m² por habitante.

Diante deste cenário, tendências de arquitetura e paisagismo que integram plantas estão cada vez mais populares. Entre estas novidades, está a parede verde, que também é conhecida como jardim vertical e pode ser a alternativa ideal para quem pretende ter os benefícios do contato com a natureza, mas não possui muito espaço. A partir de estratégias como esta, é possível aliar as vantagens do contato com a natureza aos centros urbanos de uma forma prática, fácil de manejar e harmoniosa.

Além de combinar com a maioria dos ambientes - desde a sala até o banheiro - e de ser uma opção esteticamente agradável, as paredes verdes podem trazer diversos benefícios aos espaços. Quando instaladas em locais de alta temperatura, por exemplo, elas atuam no controle do calor e da umidade de uma forma natural e sustentável, sem a necessidade do ar condicionado ou outros mecanismos que gastam energia.

De acordo com o arquiteto e urbanista Juliano Giuliani Pereira, da FG Arquitetos Associados, ao ser instalada em um ambiente, a parede verde pode contribuir para a tranquilidade e bem-estar de quem o utiliza. Por isso, integrar uma parede verde em casa ou no escritório é uma ótima opção para quem busca trazer calma, tranquilidade e frescor para a rotina. Este modelo de jardim também contribui para o isolamento acústico e à purificação do ar.

> Arquitetura do bem-estar: Você já ouviu falar nesse conceito de morar?

O especialista em paisagismo destaca, ainda, a otimização do espaço como uma das grandes vantagens da parede verde. Como elas são instaladas em paredes, que normalmente não têm outra função além de estruturar e proteger as edificações, esta técnica permite valorizar os ambientes através do uso de vegetações. Com isso, as construções tornam-se mais benéficas e saudáveis ao meio-ambiente.

— Outro fator importante para essa tecnologia de jardins verticais nas cidades é a capacidade de verdejar grandes áreas verticais em espaço onde não se faz possível o plantio de árvores por falta de espaço — explica Juliano, responsável pelos projetos de paisagismo da FG.

Características que um ambiente deve ter para a instalação de uma parede verde

Se você pretende incluir uma parede verde em um cômodo, é importante saber que algumas características devem ser observadas para garantir a saúde das plantas. Juliano comenta que, na hora de desenvolver o projeto, o paisagista deve se atentar se no local da instalação existe a chegada e saída de água, e se há uma boa intensidade de iluminação natural. No entanto, ainda há a possibilidade de adaptar os ambientes que não tenham estes atributos.

> Confira 5 tendências da arquitetura que aliam beleza e sustentabilidade

— Caso no local haja nenhuma destas especificações, ainda sim é possível a instalação do jardim vertical natural. Mas, nestas ocasiões, nós precisamos criar o bioma necessário para sobrevivências das plantas, que seria um sistema de irrigação fechado, e a instalação de iluminação forçada (lâmpadas hortícolas para fotossíntese). — complementa.

Segundo ele, durante o planejamento de uma parede verde, é recomendado sempre pensar em mais de uma espécie de planta. Com isso, é possível criar em casa um ecossistema muito próximo ao natural, o que aumenta a diversidade e os benefícios ambientais.

Manter uma parede verde pode ser prático e fácil

A novidade é que ter uma parede verde pode ser mais prático e exigir menos manutenção do que um jardim convencional. O arquiteto Marcel Elias Felisberto, especialista em tecnologia da FG, explica que com os recursos disponíveis atualmente, há a possibilidade de instalar sistemas que fazem a irrigação e adubação das plantas automaticamente. Com a utilização destas ferramentas, a orientação é que as limpezas e podas do jardim devem ser feitas mensalmente com o objetivo de manter a beleza e o desenvolvimento saudável das plantas.

As paredes verdes podem ser instaladas tanto em áreas internas ou externas, em espaços grandes ou menores - tudo depende dos recursos disponíveis. Ainda, há a possibilidade de instalá-las em apartamentos - basta que eles estejam equipados com iluminação e chegada e saída de água.

Aplicação de parede verde em escritório

Paisagismo pode ser aplicado também no interior de ambientes de trabalho.
Paisagismo pode ser aplicado também no interior de ambientes de trabalho.
(Foto: )

Para inspirar quem deseja aderir a um jardim vertical, os arquitetos da FG escolheram um projeto pensado para um escritório como referência. Marcel e Juliano explicam que o objetivo desta parede verde era criar uma barreira contra a insolação direta, que aquecia muito o interior do ambiente e forçava o uso do ar-condicionado.

— Após a aplicação do jardim, o resultado foi positivo e houve a diminuição do calor no espaço interno. Neste escritório, a parede verde trabalha como uma barreira térmica, reduzindo a temperatura do ambiente interno. — explica Juliano.

Confira o especial Viver a Natureza no NSC Total!

Leia mais

Conheça os cinco maiores projetos de paisagismo do mundo

Paisagismo em apartamento: Como trazer a natureza para dentro de casa

Colunistas