nsc
hora_de_sc

Evento-teste

Participantes de feira em Florianópolis serão monitorados para Covid por 15 dias

Evento aconteceu no domingo (22) e contou cerca de 5 mil participantes

23/08/2021 - 11h59 - Atualizada em: 23/08/2021 - 12h02

Compartilhe

Catarina
Por Catarina Duarte
Participantes tiveram que baixar aplicativo para entrar na feira
Participantes tiveram que baixar aplicativo para entrar na feira
(Foto: )

A primeira edição da Feira de Cascaes, em Florianópolis, contou com a presença de cerca de 5 mil pessoas. O evento foi realizado no domingo (22) no Centro da cidade. Agora a prefeitura da Capital vai monitorar por 15 dias possíveis casos de Covid-19 entre quem esteve no local. Esse acompanhamento será feito por meio dos dados fornecidos pelos participantes.

> Receba as principais informações de Santa Catarina pelo WhatsApp

Para entrar na feira era necessário baixar o aplicativo da Secult Floripa e fazer um cadastro. Foi solicitado nome, CPF, telefone e e-mail dos participantes. Um quiz não obrigatório também pediu informações de saúde — por exemplo, se a pessoa já teve Covid-19, apresentou sintoma gripal nos dias anteriores ou se teve contato com infectados nos últimos dias.

Segundo o presidente da Fundação Franklin Cascaes, Fábio Botelho, responsável pela organização, em 15 dias será feita uma reunião para avaliar os dados de monitoramento. As informações dos participantes serão cruzadas com dados da saúde.

A previsão é que a feira aconteça pelo menos mais duas vezes este ano. Em outubro deve ser realizada a segunda edição, também em um domingo. Em 2022, o evento deverá acontecer em seis datas.

- Essa feira veio para ficar no calendário da cidade. [...] A gente está fazendo no domingo justamente para que o Centro da cidade tenha vida - comenta Botelho.

Melhorias para as próximas edições

Na reunião de monitoramento também devem ser avaliados pontos de melhoria. Um deles é como evitar a formação de filas na entrada da feira. Segundo a prefeitura, uma instabilidade na hora de baixar o aplicativo provocou aglomeração.

Uma das possibilidades é mudar a forma de organização da fila, com colocação de faixas para evitar a formação de aglomerações.

Leia também 

Reveja a transmissão do primeiro evento-teste em SC na pandemia

Oktoberfest Blumenau 2021 é cancelada

Efeitos colaterais da Pfizer; veja os sintomas mais relatados

Pode beber depois de tomar a vacina da Covid-19?

Colunistas