Joinville atingiu a menor proporção de partos entre adolescentes da sua história em 2022. Segundo os dados do Ministério da Saúde, 535 partos foram feitos no ano passado, o que corresponde a 7,12% dos nascidos vivos nesse período (7.515 bebês). A média nacional é de 14% e a estadual é de 10,4%.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Além disso, os partos entre adolescentes caíram quase 50% em um período de 10 anos, em Joinville. Em 2010, por exemplo, foram 993 partos em adolescentes, 13,74% dos nascidos vivos naquele ano (7.227 bebês).

Segundo o secretário de Saúde de Joinville, Andrei Kolaceke, essa redução é consequência de uma série de trabalhos de orientação com planejamento familiar em eventos de atendimento em grupo e também nos atendimentos individuais.

Andrei explica que uma das medidas é a oferta de contraceptivos, como preservativos, tanto masculino quanto feminino, contraceptivo oral e DIU.

Continua depois da publicidade

— Temos avançado com essas ações para todas as mulheres que têm vida sexual ativa e, com isso, favorecendo esse planejamento familiar, conseguimos reduzir os casos de gravidez na adolescência — explica Andrei.

Sob supervisão de Raphaela Suzin

Leia também:

Veículos pesados serão impedidos de passar na BR-376, entre SC e PR, durante o Carnaval

Fiesc lança edital para reformar Moinho Joinville; confira imagens

Projetos de lei sobre ônibus em Joinville unificam leis, sem “antecipar” novas regras

Destaques do NSC Total