O prazo para solicitar o voto em trânsito para quem pretende estar fora do seu domicílio eleitoral nas Eleições 2022 foi aberto pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta segunda-feira (18). Os eleitores terão até o dia 18 de agosto para fazer a solicitação.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias do DC via Telegram
O voto em trânsito só é permitido em capitais e nos municípios com mais de 100 mil eleitores. Podem fazer o pedido cidadãos que estiverem com o título eleitoral em situação regular, isto é, sem pendências com a Justiça Eleitoral, como multas ou ausências não justificadas em pleitos anteriores.
Para solicitar, é necessário ir até um Cartório Eleitoral e apresentar um documento oficial com foto. As solicitações só são feitas por meio de atendimento presencial.
> Candidatos ao governo de SC não terão segurança oferecida pelo TRE-SC; entenda o motivo
Continua depois da publicidade
É possível pedir o voto em trânsito para um turno ou dois. O primeiro turno das eleições deste ano estão marcadas para o dia 2 de outubro. Em caso de segundo turno, os eleitores retornam às urnas em 30 de outubro.
Para as eleições 2022, que definirão os cargos de presidente, governador, senador, deputados federais e deputados estaduais, existem duas possibilidades de voto em trânsito:
- Quem estiver dentro do mesmo estado em que vota, poderá participar das eleições para todos os cargos
- Quem estiver em outro estado poderá votar apenas para o cargo de presidente
Tudo sobre as ELEIÇÕES 2022
Leia também
O único voto de SC contra a PEC Kamikaze
Continua depois da publicidade
SC tem o menor número de gravidez na adolescência, diz IBGE
Com superlotação em UTIs infantis, SC muda conta e aumenta previsão de novos leitos