nsc
    dc

    O que pensam os eleitores

    Pesquisa Ibope: cresce reprovação a Bolsonaro em Florianópolis; prefeito Gean é elogiado por 66%

    Segundo levantamento, 53% dos entrevistados consideram a gestão de Bolsonaro ruim ou péssima. Administração do prefeito Gean Loureiro é aprovada por 66%

    03/11/2020 - 05h00 - Atualizada em: 04/11/2020 - 11h44

    Compartilhe

    Lucas
    Por Lucas Paraizo
    Presidente Jair Bolsonaro
    Imagem do presidente piorou em Florianópolis no último mês
    (Foto: )

    A avaliação do governo do presidente Jair Bolsonaro piorou no último mês em Florianópolis. Entre os entrevistados pela pesquisa do Ibope feita a pedido da NSC Comunicação, 53% consideram a administração de Bolsonaro ruim ou péssima. Na pesquisa anterior, divulgada no dia 5 de outubro, o número era de 47%.

    > Em site especial, saiba tudo sobre as eleições municipais 2020

    O Ibope fez o levantamento entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, e entrevistou 602 pessoas em Florianópolis. A margem de erro é de quatro pontos para mais ou para menos, e o índice de confiança da pesquisa é de 95%.

    A mesma pesquisa avaliou também as gestões do governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL), e do prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM). Apenas 17% consideram o governo de Moisés bom ou ótimo, enquanto a gestão da prefeitura da Capital é aprovada por 66% dos entrevistados.

    > Confira as pesquisas das eleições municipais em Florianópolis, Criciúma, Chapecó, Blumenau e Joinville

    Em relação ao governo federal, apenas 28% dos entrevistados consideram a gestão de Bolsonaro boa ou ótima. A avaliação do presidente é melhor entre os homens com mais de 55 anos de idade, e pior entre os jovens e as mulheres. Bolsonaro também é melhor avaliado entre as pessoas com renda acima de cinco salários mínimos, enquanto apenas 6% dos entrevistados com renda de até dois salários avalia o governo como ótimo.

    A avaliação do governador afastado Carlos Moisés se manteve estável em Florianópolis. Na pesquisa feita com Moisés já fora do cargo temporariamente, 17% consideram a gestão boa ou ótima, enquanto o número era de 21% no levantamento anterior, o que representa uma variação dentro da margem de erro.

    ​> O que esperar do governo Daniela e os próximos passos de Moisés no processo de impeachment

    Diferentemente de Bolsonaro, a popularidade do governador varia menos entre homens e mulheres, mas a aprovação de Moisés é ligeiramente maior entre os entrevistados mais velhos, com mais de 45 anos.

    Gestão de Gean na prefeitura é aprovada

    O Ibope também perguntou aos entrevistados sobre a gestão do prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), que desponta na pesquisa como candidato à reeleição ainda no primeiro turno.

    > Eleições 2020 em Santa Catarina: saiba tudo sobre a votação

    Para 33% dos entrevistados, quem for eleito para a prefeitura de Florianópolis deve dar “total continuidade à administração atual”. Apenas 14% desejam uma mudança total da gestão municipal.

    A gestão de Gean é considerada boa ou ótima por 66% dos entrevistados, um aumento de oito pontos percentuais em relação à pesquisa do mês passado. Apenas 7% avaliam a administração do prefeito como ruim ou péssima, em uma variação dentro da margem de erro na comparação anterior.

    FICHA TÉCNICA

    Período avaliado: entre 31 de outubro e 2 de novembro de 2020

    Amostra: 602 eleitores

    Margem de erro: a máxima estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos

    Nível de confiança: 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

    Solicitante: pesquisa contratada por NSC Comunicação

    Registro no TSE: sob o número 07120/2020

    Colunistas