O governo de Santa Catarina dará início, no próximo dia 1º de agosto, a um mapeamento do perfil das mulheres que vivem no Estado. A ação faz parte do Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, uma iniciativa da vice-governadora Marilisa Boehm em parceria com a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS).
Continua depois da publicidade
O trabalho será realizado por seis pesquisadoras selecionadas por meio de um edital público da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), que atuarão durante um ano para levantar dados demográficos, socioeconômicos e culturais. O investimento total no projeto é de R$ 1,008 milhão.
O estudo vai levantar os dados para indicar um diagnóstico geral com o quantitativo demográfico de mulheres e meninas por município de Santa Catarina. Serão pesquisadas informações como faixa etária, raça, etnia, orientação sexual, composição familiar, aspectos socioeconômicos, grau de escolaridade e um comparativo entre empregabilidade, renda, condições e jornada de trabalho.
Também será feita a identificação qualitativa e quantitativa de mulheres com deficiência e mulheres em situação de rua, entre outros aspectos. O objetivo é usar os resultados para criar políticas específicas para as mulheres, de acordo com as demandas de cada região.
— Não se pode pensar em soluções eficientes sem sabermos quais são os possíveis problemas existentes — diz a vice-governadora, Marilisa Boehm.
Continua depois da publicidade
Próximos passos
O trabalho das pesquisadoras começará em agosto, com previsão de conclusão em 2026. Os resultados devem subsidiar a criação de programas de emprego, combate à violência, saúde e educação, entre outras áreas prioritárias.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Mulher e Família, Adeliana Dal Pont, com a conclusão do processo seletivo, começa a etapa mais importante da iniciativa.
— O Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres terá um diagnóstico das catarinenses e vai nortear as nossas ações e políticas em defesa de todas elas — ressaltou a secretária.
Antonietas
Antonietas é um projeto da NSC que tem como objetivo dar visibilidade a força da mulher catarinense, independente da área de atuação, por meio de conteúdos multiplataforma, em todos os veículos do grupo. Saiba mais acessando o link.
Continua depois da publicidade

Leia também
O que é o protocolo criado para atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica no Sul de SC
 
				 
                                    