A pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (16) revelou que 72% dos brasileiros acham que Donald Trump, presidente dos Estados Unidos (EUA), está errado ao impor o tarifaço ao Brasil por acreditar que há uma perseguição política a Bolsonaro (PL) acontecendo no país. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Confira os números

Trump está certo ou errado de impor taxas por acreditar que há uma perseguição a Bolsonaro no Brasil?

  • Trump está certo: 19%
  • Trump está errado: 72%
  • Não sabe/não respondeu: 9%

Essas altas tarifas aos produtos brasileiros vão prejudicar sua vida?

O levantamento mostrou ainda que 79% dos brasileiros ouvidos afirmam que a taxa de 50% anunciada pelo presidente norte-americano aos produtos brasileiros irá prejudicar suas vidas ou famílias.

  • Sim: 79%
  • Não: 17%
  • Não sabe/não respondeu: 4%

Os estados que mais perdem com o tarifaço de Trump; veja onde está SC no ranking

Continua depois da publicidade

Encomendada pela Genial Investimentos, a pesquisa Quaest foi realizada entre os dias 10 e 14 de julho. Foram ouvidas 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, em 120 municípios do país. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

Confronto com Trump ajudou Lula a recuperar popularidade

De acordo com Felipe Nunes, diretor da Quaest, o confronto com Trump ajudou o governo Lula a recuperar a popularidade, que vem oscilando desde o início do mandato do petista. Segundo a pesquisa, a desaprovação de Lula oscilou 4 pontos para baixo, e está em 53%. Já a aprovação subiu, oscilando para cima e ficando em 43%. No último levantamento, a desaprovação havia batido o recorde de 57%, enquanto a aprovação foi de 40%, a menor do mandato. Essa recuperação aconteceu entre quem é de classe média e tem alta escolaridade, no Sudeste.

— São os segmentos mais informados da população, que se percebem mais prejudicados pelas tarifas de Trump, e que consideram que Lula está agindo de forma correta até aqui, por isso passam a apoiar o governo — afirmou Nunes.

O presidente disse, ainda, que o governo Lula sai de um espaço de coadjuvante para “protagonista na pauta pública nacional”:

Continua depois da publicidade

— Depois de conseguir pautar uma parte da sociedade, a ala mais petista, na taxação dos super-ricos. Agora, conseguiu pautar os setores médios, menos ideológicos e mais informados, com uma agenda que unificou a esquerda e dividiu a direita.

Outros pontos sobre a tarifa de Trump

  • 72% dizem que Trump está errado ao impor tarifas por acreditar que há perseguição a Bolsonaro;
  • 79% afirmam que as altas tarifas aos produtos brasileiros vão prejudicar sua vida ou a da família;
  • 55% acham que Lula provocou Trump ao criticá-lo nos BRICS;
  • 63% acha incorreta a afirmação de Trump de que a relação comercial entre os dois países é injusta;
  • 53% acham que Lula está certo ao reagir com reciprocidade às tarifas de Trump;
  • 84% dizem que governo e oposição deveriam se unir em defesa do país.

Mais da metade dos brasileiros é contra discurso ricos x pobres

A pesquisa mostrou, ainda, que 53% dos entrevistados são contra o discurso que coloca ricos contra pobres. Para os brasileiros ouvidos, esse tipo de discurso “não está certo, porque cria mais briga e polarização no país”.

Já outros 38% dos entrevistados consideram que o discurso “está certo, porque chama atenção para os privilégios de alguns”. Outros 9% não souberam ou não responderam. 

Continua depois da publicidade

Confira os números

O discurso que coloca ricos contra pobres…

  • Não está certo, porque cria mais briga e polarização: 53%;
  • Está certo, porque chama atenção para os privilégios de alguns: 38%;
  • Não souberam ou não responderam: 9%.

A visão contrária ao discurso que coloca ricos contra pobres é maior entre quem se diz bolsonarista (79%), não é bolsonarista, mas mais à direita (74%) e não tem posicionamento político (52%).

Os defensores da maneira de pensar são, em maioria, não lulistas/petistas, mas mais à esquerda (72%) e quem se diz lulista/petista (59%). O apoio é de 35% entre os que não têm posicionamento.

Questionados se o governo deve aumentar imposto dos mais ricos para diminuir o dos mais pobres, 63% responderam que “sim”, 33%, que “não” e 4% não souberam ou não responderam.

Continua depois da publicidade

Outros 60% se colocaram favoráveis a elevar a taxa de Imposto de Renda (IR) para os ricos, 35% se colocaram contrários. Já 75% aprovam aumentar a faixa de pessoas isentas de pagar IR, enquanto 21% são contra.

*Sob supervisão de Luana Amorim

Leia também

Por que o governo dos EUA iniciou uma investigação comercial contra o Brasil

Conselho de Ética suspende mandato de André Janones por ofensas contra Nikolas Ferreira

Governo tentará acordo com EUA antes do prazo para início do tarifaço, diz Alckmin

Bolsonaro critica investigação por tentativa de golpe e afirma que Moraes “sequestrou o STF”