nsc
    dc

    Restrições contra a pandemia

    Combate ao coronavírus na Grande Florianópolis deve ter gestão coletiva, propõem pesquisadores

    Movimento com professores da UFSC, Udesc e outras instituições criou petição para defender mais articulação entre municípios e espaços para sociedade participar das decisões

    14/07/2020 - 05h00

    Compartilhe

    Jean
    Por Jean Laurindo
    Movimento no Centro de Florianópolis segue algo apesar do aumento na taxa de contágio e ocupação de leitos de UTI na região
    Movimento no Centro de Florianópolis segue algo apesar do aumento na taxa de contágio e ocupação de leitos de UTI na região
    (Foto: )

    Um grupo de pesquisadores catarinenses iniciou um movimento que defende a criação de um comitê metropolitano para a gestão da pandemia do novo coronavírus na Grande Florianópolis. A intenção é aumentar a articulação entre as áreas do governo e criar espaços para que a sociedade também seja ouvida e participe das decisões ligadas à covid-19.

    > SC anuncia suspensão de atividades por duas semanas para conter o coronavírus

    A iniciativa reúne pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Estado de SC (Udesc), organizações não governamentais, entidades como o Fórum de Políticas Públicas e o Instituto Comunitário da Grande Florianópolis (Icom), além de profissionais da área de saúde e educação.

    O grupo defende a criação de um comitê intersetorial metropolitano que articule as áreas do governo e a sociedade nos 22 municípios da Grande Florianópolis. Além disso, propõe a criação de um comitê municipal na Capital e que cada município amplie a transparência de dados, os critérios e os processos de decisão adotados.

    O movimento lançou nesta segunda-feira (13) uma petição on-line para defender a criação dos comitês. Após reunir assinaturas de apoio à proposta, o grupo pretende levar a petição aos gestores públicos da Grande Florianópolis e ao governo do Estado para formalizar o pedido de criação dos comitês.

    Embora nos últimos dias tenha sido divulgada uma lista de medidas conjuntas entre quatro cidades da Grande Florianópolis, os pesquisadores consideram que essa articulação ainda está aquém do que o momento exige, e que precisariam integrar também entidades e a sociedade.

    Comitês ajudariam em critérios e credibilidade decisões

    A professora do curso de Administração Pública da Udesc Esag, Paula Chies Schommer, uma das integrantes do grupo que iniciou a campanha, explica que a ideia dos comitês surgiu da necessidade de articulação regional nas ações de combate ao coronavírus. Segundo ela, esses espaços poderiam unir entidades empresariais e de apoio às comunidades e dar mais legitimidade aos critérios utilizados para tomar as decisões e clareza às pressões existentes.

    > SC registra mais 20 mortes por coronavírus e passa marca de 500 óbitos

    – Cada grupo tem suas preocupações, e são legítimas, mas os comitês seriam uma forma de colocar isso de forma explícita, na mesa, de maneira clara. Isso protegeria mais os gestores, que poderiam dizer que as decisões foram acordos do comitê, analisando dados, fazendo acompanhamento das medidas, e também ajudaria as pessoas a cumprirem, porque se as medidas não são uníssonas, as pessoas ficam em dúvida e acabam escolhendo o que cumprir – opina a professora Paula.

    A professora também defende mais transparência e divulgação dos dados da covid-19 na região e diz que o projeto será levado para discussão em órgãos públicos, prefeituras e câmaras de vereadores da região.

    > Quando Santa Catarina vai superar o pico de mortes e contágios por coronavírus

    – Queremos mais informação e espaços para colaborarmos e decidirmos juntos. Um comitê metropolitano da Grande Florianópolis e comitês intersetoriais em cada município podem ajudar a salvar vidas, de modo articulado com a proteção social e a recuperação econômica, com a colaboração de toda a população – defende Paula.

    A petição está disponível para consulta e assinatura neste link.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas