A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, comentou, nesta terça-feira (19), que uma reunião bilateral entre o presidente russo Vladimir Putin e o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky está sendo discutida e que os planos para que o encontro aconteça “estão em andamento”. Entretanto, ainda não há um local definido para que o encontro aconteça. As informações são da CNN.
Continua depois da publicidade
Leavitt disse que “muitas opções” estão sendo discutidas, mas se recusou a responder sobre locais específicos sobre a realização do encontro.
— Ambos os líderes expressaram a disposição de conversar um com o outro, e nossa equipe de segurança nacional ajudará ambos os países a fazer isso — disse.
Os planos iniciais eram que os Estados Unidos participassem da reunião, mas Leavitt disse que a decisão de transformar o encontro em bilateral “foi uma ideia que evoluiu no decorrer das conversas do presidente com o presidente Putin, o presidente Zelensky e os líderes europeus”.
Segundo ela, O presidente Donald Trump está de acordo com uma reunião bilateral sem a presença dos EUA.
Continua depois da publicidade
— Em última análise, o presidente sempre disse que há pontos de desacordo nesta guerra que terão de ser discutidos e decididos por esses dois países. E, portanto, ele quer que esses dois países se envolvam em diplomacia direta — afirmou.
Já na segunda-feira (18), o presidente Trump disse que uma reunião trilateral com Volodymyr Zelensky e Vladimir Putin, líderes de Ucrânia e Rússia, pode ocorrer “se tudo correr bem”.
A declaração ocorreu durante o encontro com o líder ucraniano no Salão Oval da Casa Branca. Além de Zelensky, Trump recebe posteriormente sete líderes europeus para uma reunião na Sala Leste, considerada decisiva sobre a guerra na Ucrânia.
— Acabei de falar com o presidente Putin indiretamente, e vamos ter uma ligação telefônica logo após essas reuniões de hoje, e talvez tenhamos ou não uma reunião trilateral. (…) Putin está esperando minha ligação quando terminarmos esta reunião. Há uma chance razoável de que essa negociação avance. […] Se tudo funcionar bem hoje, teremos uma reunião trilateral — disse o presidente, no Salão Oval da Casa Branca.
Continua depois da publicidade
Leia também
Reunião decisiva sobre guerra na Ucrânia terá Trump, Zelensky e líderes europeus
O que Putin falou com Lula nesta segunda-feira sobre encontro com Trump