nsc
nsc

Saúde na terceira idade

Plataforma de cuidado com idosos conecta famílias a profissionais da área

Conheça a empresa catarinense que busca oferecer melhor qualidade de vida à terceira idade

04/06/2021 - 11h39 - Atualizada em: 04/06/2021 - 11h53

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Através de site, telefone ou whatsapp, famílias podem contratar cuidadores de idosos por horas ou plantões
Através de site, telefone ou whatsapp, famílias podem contratar cuidadores de idosos por horas ou plantões
(Foto: )

Com o passar dos anos, manter os mesmos cuidados para aqueles que amamos, sejam pais, tios ou avós, pode não ser mais o suficiente. Podem surgir problemas de mobilidade, memória ou saúde nos idosos, o que requer um auxílio especializado. Em 2025, a previsão do Ministério da Saúde é que o Brasil tenha a população mais idosa do planeta. Até 2050, um quinto da população mundial será composta por idosos – mais de dois bilhões de vidas.

Nesse momento, chega a dificuldade para achar alguém de confiança para cuidar de um ente querido. Como muitas vezes um filho toma as rédeas do processo, pode acabar sobrecarregado. Por isso, os cuidadores de idosos são pessoas que elevam a qualidade de vida das famílias e garantem que os mais velhos tenham melhor atenção e cuidados técnicos.

Buscando tornar esse processo mais fácil e seguro, uma empresa foi criada em outubro de 2019 por um estudante do curso de Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag). O Nonno, desenvolvido por Matheus Alban, em parceria com seu pai Fernando Alban, surgiu da experiência e convívio da família com os idosos, quando recebiam relatos dos problemas para encontrar pessoal qualificado para este tipo de apoio.

Matheus Alban e seu pai, Fernando Alban
Matheus Alban e seu pai, Fernando Alban
(Foto: )

Em 1996, o pai do jovem fundou uma casa para idosos, o Lar Santa Rita, no interior do Rio Grande do Sul. Foi a partir daí que a família teve maior contato, respeito e carinho pelos mais velhos. Em 2015, fizeram uma viagem pela América Latina e, durante três meses, coletaram histórias de vida de idosos de diversos países. Após 15 mil quilômetros percorridos, com uma série de entrevistas com pessoas idosas, resolveram adotar alguma medida que pudesse auxiliar esse público.

O fundador da marca, Matheus Alban, passou a se dedicar no projeto na metade da graduação, visando ajudar as famílias que buscam por serviços de cuidado e de acompanhamento para entes queridos a encontrarem profissionais qualificados.

> Dependência química: “Tratar com muito amor e respeito, é o que eles merecem”

— A experiência de mais de 20 anos com o lar fez perceber o quão difícil, arriscado e caro pode ser buscar cuidado de qualidade e profissional para as pessoas que amamos. Em 90% dos casos, um membro da família assume a tarefa e fica sobrecarregado. Quando este busca por ajuda, geralmente se depara com inúmeros problemas de confiança, mão de obra desqualificada, riscos legais e altas taxas tributárias — destaca o empreendedor.

Segurança e confiança

Segundo Alban, os principais diferenciais da proposta de valor são o foco nos idosos e a confiança dos profissionais escolhidos, de forma rigorosa.

— Verificamos todos os antecedentes criminais e trabalhistas. Além disso, eles ainda passam por uma entrevista e um teste com nossa psicóloga. Temos flexibilidade das contratações, podem ser por algumas horas até alguns plantões. Contamos com preço competitivo, pois todos os cuidadores são microempreendedores individuais, o que possibilita valores competitivos, estímulo ao empreendedorismo e menores taxas — conta Matheus. 

> De servente de obras a empresário: Conheça a história do Seu José Belmiro

A plataforma conta hoje com mais de 180 profissionais escolhidos, entre acompanhantes, cuidadores, técnicos de enfermagem e enfermeiros. Já foram mais de 30 mil horas de cuidados fornecidos na Grande Florianópolis e alguns municípios do vale do Itajaí.

O Nonno é uma empresa que ajuda as famílias que buscam por serviços de cuidado e de acompanhamento para entes queridos, a encontrarem profissionais qualificados, por meio de uma plataforma em que o cliente paga apenas pelo tempo em que utilizar o serviço.

Entre em contato pelo site ou pelo WhatsApp.

Leia também

Casal de idosos pedala quase 100 quilômetros para visitar os filhos em Gaspar; veja vídeo

Cortina do abraço aproxima idosos e familiares em asilos de Blumenau e região

Colunistas