nsc
nsc

Tecnologia

Polo tecnológico de Florianópolis muda hábitos de consumo e valoriza a região; entenda

Pensando nas necessidades do dia a dia de empresários e trabalhadores do setor tecnológico, empreendimento pioneiro da região da SC-401 alia praticidade, qualidade e conforto.

18/10/2021 - 15h54 - Atualizada em: 18/10/2021 - 16h44

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
De acordo com dados divulgados no Acate Tech Report 2020, a região metropolitana da capital catarinense possui 3,9 mil empresas de tecnologia
De acordo com dados divulgados no Acate Tech Report 2020, a região metropolitana da capital catarinense possui 3,9 mil empresas de tecnologia
(Foto: )

Já faz algum tempo que a “Ilha da Magia” passou a ser também a “Ilha da Tecnologia”. O crescimento do polo tecnológico, principalmente às margens da rodovia SC-401, que liga a região central aos bairros do norte, fez de Floripa uma referência latino-americana em empreendimentos no setor de tecnologia e inovação, principalmente startups, o que rendeu à cidade a alcunha de “Vale do Silício Brasileiro”.

De acordo com dados divulgados no Acate Tech Report 2020, a região metropolitana da capital catarinense possui 3,9 mil empresas de tecnologia, que, juntas, são responsáveis por um faturamento de quase 10 bilhões de reais, com faturamento de R$ 9,9 bilhões, com crescimento anual próximo de 15%. Ao todo, são mais de sete mil empreendedores que geram mais de 28 mil empregos diretos, segundo o relatório Tech Reports. Nada mal para uma região com pouco mais de meio milhão de habitantes.

Crescimento do setor aquece mercado imobiliário da região

Há tempos, Florianópolis vem despontando em pesquisas e ranking sobre tópicos relacionados à qualidade de vida e aos negócios. A capital catarinense ficou em segundo lugar (atrás apenas de São Paulo) no Índice de Cidades Empreendedoras 2020, elaborado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e pela Endeavor Brasil. Ainda nesse Índice, a cidade aparece em primeiro lugar no indicador de capital humano (que trata da qualificação de mão de obra). E o setor de tecnologia contribuiu consideravelmente para essa posição.

> Últimos dias para se inscrever gratuitamente no startup Summit 2021

Tudo isso coloca Florianópolis num lugar privilegiado em meio à recessão que o país atravessa. De acordo com uma análise realizada por economistas, nos últimos 12 meses, a alta nominal, isto é, a variação no preço médio de venda dos imóveis na capital de SC foi de 7,35%. Um número bastante expressivo, ainda mais se considerarmos que ainda o estudo foi feito durante os piores meses da pandemia.

SC-401: a rota do desenvolvimento tecnológico

A proximidade com o Centro da cidade – onde até há alguns anos se concentrava a maior parte dos centros empresariais – e com as duas maiores universidades catarinense (UFSC e UDESC), que formam muitos dos empresários e trabalhadores de tecnologia, fez a SC-401 a rota de incubadoras e prédios de escritórios de startups e outras empresas de maior porte.

Por atrair capital humano de uma forma até então nova – considerando que até poucos anos atrás, Florianópolis via sua população crescer somente durante a temporada de verão e, hoje, vem recebendo um grande número de moradores fixos ou de pessoas que moram na cidade durante alguns meses – muitos investimentos em infraestrutura têm sido realizados.

Esses investimentos são tanto públicos, como a construção de novas vias de acesso ou a readequação de outras já existentes – quanto privados, como empreendimentos comerciais, residenciais e de lazer para atender a esse novo nicho.

Conforto, praticidade e qualidade são exigências para empreender e morar

Empreendedores e colaboradores de startups costumam ter a inovação correndo nas veias, são arrojados e têm espírito colaborativo, de compartilhamento de conhecimentos e de experiências. Isso se reflete tanto no modo de fazer negócios quanto no modo de vida.

> Muito além do verão: Costão do Santinho tem opções de diversão o ano todo

O gosto pela inovação, a rapidez de pensamento, a tomada de decisão baseada na análise de dados são algumas características comuns de quem atua no setor de tecnologia. Em geral, são pessoas que prezam pelo dinamismo e pela praticidade, sem que isso signifique abrir mão do conforto, e que valorizam mais a experiência que o acúmulo de bens, por isso tendem a ser mais leves e a valorizar o fazer em equipe, o convívio.

Sabendo disso, a Furtado de Mendonça, construtora especializada em empreendimentos de alto padrão na capital catarinense, criou um projeto inédito na região: o FIRST, primeiro residencial multifuncional da SC-401, que alia a praticidade desejada para o dia a dia ao alto padrão de qualidade, que é marca registrada da Furtado de Mendonça.

> 7 temas sobre o futuro do marketing e dos negócos para acompanhar

O FIRST tem como conceito a construção de um espaço para morar, trabalhar e se divertir, permitindo que se conciliem as prioridades cotidianas, trazendo, assim, mais tempo para o lazer.

Cravado em um dos principais eixos de fluxo de Florianópolis, no polo tecnológico – entre o Centro e as praias do norte — o FIRST é ideal para quem deseja gerir melhor o tempo e aproveitar tudo que Florianópolis tem para oferecer.

Para oferecer soluções para uma vida mais prática e inteligente, o FIRST conta com uma série de serviços especializados, e com a parceria com marcas renomadas, como a lavanderia Omo e a academia Reebok, para que as demandas dos moradores sejam supridas com padrão de excelência.

Seu projeto integra arquitetura, design e paisagismo, do térreo ao rooftop. Os espaços foram planejados para relaxar, compartilhar momentos e trazer mais praticidade para a rotina. Entre os diferenciais, destacamos:

  • apartamentos em diferentes formatos, para todas as necessidades (studios, lofts, apartamentos de um ou dois dormitórios);
  • 14 lojas no térreo (para gastronomia, comércio em geral e serviços);
  • boulevard com projeto paisagístico pensado em trazer o contato com a natureza para o dia a dia;
  • área de lazer e deck ao ar livre no rooftoop;
  • espaço flexível para coworking e salão de festas;
  • bicicletário;
  • sky bar para receber amigos.

E, para impulsionar a rentabilidade do imóvel, proprietários de apartamentos do FIRST poderão contar com um serviço opcional em parceria com a Roomin, empresa especializada em gestão imobiliária, para traçarem as melhores estratégias de valorização do imóvel, com base na tecnologia e em estudos de mercado.

O futuro já chegou na SC-401! Para saber mais, acesse o site do empreendimento.

Leia também

Compliance oferece vantagens competitivas para todas as empresas

Inspire-se com o rótulo espanhol da 4ª noite da Confraria Itapema 2021

Colunistas