Localizado no coração do Campeche, o Zeca Bar e Restaurante quer conquistar seu primeiro título no Comida di Buteco com o Seu Marciel, um bolinho de moqueca. Aberto desde 1984 na Avenida Pequeno Príncipe, de frente para a praia, o local mantém a tradição de servir pratos caseiros em um ambiente que homenageia sua história.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Administrado por Maria Adelaide da Silveira, de 74 anos, e os filhos Ramon da Cunha, de 32, e Eduardo Pacheco, de 45, o Zeca é o restaurante mais antigo ainda em funcionamento na região. O nome homenageia o falecido marido da proprietária, José Dario da Cunha, que morreu em 2017.

— Estamos aqui há 40 anos. Começamos assim do nada, bem fraquinho, mas graças a Deus a gente trabalha muito e chegamos nesse ponto — conta Maria Adelaide.

O grande salão tem um teto alto, forrado de madeira, e conta com decoração tradicional que inclui miniaturas de Boi-de-Mamão e um antigo moedor de engenho, trazido do interior. Fotos e pinturas da família decoram o local, com destaque para um mural na entrada com o rosto do seu Zeca.

Continua depois da publicidade

Já o cardápio inclui uma variedade de frutos do mar.

— Eu e meus filhos tocamos tudo aqui. Eu compro, peixe, camarão, essas coisas todas, e eles ficam aqui na frente do salão. Antes eu cozinhava também, hoje supervisiono nossos quatro cozinheiros — conta Maria Adelaide.

História no Comida di Buteco

O Zeca participa do Comida di Buteco há sete anos. Neste ano, o restaurante aposta no Seu Marciel, um bolinho de moqueca que leva o nome de um colaborador do restaurante:

— O Seu Marciel é um senhor que trabalha num outro restaurante nosso, e às vezes vem fazer um bico aqui. Botamos o nome dele porque ele que deu a ideia.

O bolinho é feito com moqueca de peixe.

— Tem pimentão, tempero verde, cebola, tomate e tudo tem. Leite de coco também — detalha a proprietária.

Continua depois da publicidade

Sobre a estratégia para vencer o Comida di Buteco, a matriarca é categórica:

— Trabalhar, trabalhar, trabalhar.

Veja fotos do Zeca Bar e Restaurante

Ficha técnica do restaurante

  • Quando entrou no concurso: 2018
  • Quantas vezes ganhou: nenhuma
  • Nome do prato de 2025: Seu Marciel
  • Descrição do prato: bolinho de moqueca com molho da casa
  • Endereço: Av. Pequeno Príncipe, 3.348, no Campeche

O que é Comida di Buteco

No Comida di Buteco, os estabelecimentos oferecem petiscos exclusivos durante um período de tempo, por um preço fixo — neste ano, o valor é de R$ 35. Depois, público e jurados elegem o melhor “buteco” da cidade. O critério principal é a qualidade do petisco, mas a avaliação também considera atendimento, higiene e temperatura da bebida.

Depois dessa, são mais duas etapas: eleitos os vencedores de cada circuito, um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito, então, o melhor “buteco” do Brasil.

Continua depois da publicidade

Pratos que participam do concurso neste ano

Leia também

Ostra agridoce? Bar aposta em petisco inusitado para vencer Comida di Buteco