O curso de Engenharia Ferroviária e Metroviária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Joinville, que havia registrado apenas um inscrito no vestibular 2025, iniciou as aulas do primeiro semestre deste ano com 19 calouros. Ao todo, são ofertadas 20 vagas por semestre na engenharia.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O estudante João Francisco Rubbo Nobre, de 18 anos, havia sido o único inscrito como primeira opção para o curso. No entanto, antes de iniciar o semestre, decidiu ingressar em Engenharia de Transportes e Logística.
Veja como é o curso escolhido pelo estudante da UFSC Joinville
De acordo com a UFSC, dos 19 calouros, 11 ingressaram através do vestibular (marcaram o curso como segunda opção), 6 através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), um pelo Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) e um por retorno de graduado. Os processos de entrada pelo Sisu, histórico escolar, PEC-G, transferências e retornos são inscrições separadas do vestibular.
Para a subcoordenadora do curso, Andréa Holz Pfutzenreuter, a universidade percebeu um aumento na procura pela engenharia.
Continua depois da publicidade
— É um curso que tem aumentado a procura, se considerarmos os últimos semestres. Nós acreditamos que isto esteja acontecendo pela mudança da perspectiva quanto a mobilidade do país. Percebe-se que o modo rodoviário não suporta mais a quantidade de veículos para passageiros ou deslocamento de cargas. A maior preocupação hoje, pelos pais e estudantes, é a empregabilidade. E isso nós temos — explica.
No entanto, quando saiu a lista do vestibular mostrando apenas um inscrito, chamou a atenção da coordenação do curso.
— Sempre nos liga um alerta. A realidade da procura pelo ensino superior tem reduzido no decorrer dos anos. Por isso a UFSC sempre tem mais de uma opção de ingresso. Mas o número real que me preocupa sempre é na listagem final, após o resultado do vestibular — disse Pfutzenreuter.
O curso de Engenharia Ferroviária e Metroviária da UFSC tem duração de 10 semestres, e exige estágio obrigatório, realização de atividades complementares e de ações de extensão para a comunidade não acadêmica.
Continua depois da publicidade
Leia também
Equipe da UFSC Joinville entra na reta final para a “Copa do Mundo” dos foguetes




















