Atualmente, ficamos com o celular praticamente o dia todo, não é mesmo? Tanto que muitas vezes quando vamos ao banheiro com dores abdominais ficamos mais tempo que precisamos. Já que perdemos tempo mexendo nas redes sociais, jogando jogos ou respondendo mensagens. 

Continua depois da publicidade

Entretanto, esse período no vaso pode trazer problemas de saúde. Quer saber mais sobre isso? Prossiga a leitura dessa reportagem, e entenda tudo sob prolapso retal e sua ligação com o tempo de permanência na privada.

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

O que é prolapso retal?

Antes de mais nada, precisamos saber o que é exatamente o prolapso retal De acordo com o site da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, o prolapso retal é a saída total ou parcial de uma parte do intestino grosso pelo ânus.

Segundo a cirurgiã coloproctologista Bruna Vailati, em entrevista ao R7, a saída dessa parte do intestino pode ser tanto da mucosa quanto da hemorroidal. Podendo aparecer o tempo inteiro ou só quando a pessoa defeca 

Continua depois da publicidade

Segundo Vailati, os sintomas aparecem mais quando as pessoas estão na privada. Nessa hora a pessoa sente um volume na região do ânus, além de um certo desconforto na região. Decerto, se o prolapso não volta sozinho ou ao ser empurrado, pode causar umidade,  dermatite e até sangramentos.

De acordo com o coloproctologista Bruno Popoutchi, também em entrevista ao R7, este quadro pode ser mais comum em bebês e idosos do que em adultos.

Questões como alterações anatômicas, fissuras anais, esforços para evacuar e tosse podem causar o prolapso. Além disso, traumas na região também podem trazer problemas.

Por fim, o tratamento pode ser feito com algumas mudanças de hábito para facilitar o fluxo intestinal e tratar os casos de diarreia. Em último caso, é recomendado a intervenção cirúrgica.

Continua depois da publicidade

Como o tempo na privada pode causar isso?

Neste contexto, ficar tempo demais na privada pode trazer esse problema e alguns outros. De acordo com Bruna Vailati, ainda para o R7,  ficar tempo demais no vaso sanitário, seja por dificuldade de evacuar ou por ficar no celular, uma pressão maior é exercida na região do reto.

Além disso, de acordo com a médica, os sintomas do prolapso podem piorar ao ficar tempo demais sendo. Bruna ressalta que não há o tempo máximo para isso, mas o ideal é ser objetivo. Chegar, fazer a força necessária para evacuar, se limpar e deixar o banheiro, sem tempo adicional. 

Outro problema que pode vir com a permanência na privada são as hemorroidas. De acordo com a médica Stephanie Ta\ylor, ao jornal inglês The Sun, isso acontece pois a posição no vaso sanitário deixa o ânus em um ângulo diferente com relação aos membros inferiores. 

Assim, os vasos sanguíneos acabam sofrendo mais pressão e dilatando, o que gera as hemorróidas. 

Continua depois da publicidade

Leia também

O que acontece com o corpo na dieta sem açúcar

O que acontece com o corpo quando tomamos refrigerante

Ozempic natural? Os alimentos que emagrecem como o medicamento

Destaques do NSC Total