A surfista e medalhista olímpica Tatiana Weston-Webb, de 29 anos, e o marido Jesse Mendes, de 32 anos, escolheram Garopaba, no Sul de Santa Catarina, para ser o local de nascimento da primeira filha. Segundo o casal, alguns fatores contribuíram para a decisão.

Continua depois da publicidade

Com exclusividade ao NSC Total, o papais de primeira viagem revelaram os motivos para escolherem a capital do surfe em Santa Catarina para a chegada da bebê. A notícia da gravidez da atleta foi divulgada em agosto deste ano.

Segundo Jesse Mendes, também surfista, três motivos importantes fizeram o casal escolher Garopaba:

— Garopaba é um lugar especial pra gente, a gente tem família lá e nos casamos. É um lugar que envolve natureza, surfe e é super seguro. Estamos super felizes com essa decisão, porque amamos Santa Catarina e o Brasil.

Ex-arquiteta cria marca com joias sustentáveis e ensina outras mil mulheres em SC

Continua depois da publicidade

Veja vídeo

O anúncio da gravidez ocorreu nas redes sociais. A filha da surfista ainda não teve o nome divulgado. Em março deste ano, a atleta havia anunciado que faria uma pausa na carreira para focar na saúde mental.

— Ser mãe sempre foi um sonho pra mim, e entrar nesse novo capítulo me faz sentir mais forte e motivada do que nunca. Cada vez mais vemos que as mulheres podem, sim, ser atletas de alto rendimento e mães incríveis, principalmente quando temos o apoio de patrocinadores, parceiros, familiares e pessoas que acreditam no nosso potencial de brilhar nas duas jornadas — escreveu Tati Weston-Webb.

Junto da gravidez, ela afirmou que pretende retornar em definitivo às competições na temporada 2026 da elite da WSL, que começará em abril, em Bells Beach, na Austrália.

Continua depois da publicidade

— Meu objetivo é tentar voltar ao Championship Tour da wsl em tempo integral em 2026, ainda mais forte e inspirada. Essa é só a primeira etapa de uma nova jornada, e espero que ela mostre a outras mulheres que não precisamos escolher entre nossos sonhos e a maternidade — confirmou Tati Weston-Webb.

Fotos do século passado mostram como era capela no Sul de SC submersa por barragem

Veja fotos de Tati Weston-Webb nas Olimpíadas de Paris 2024

Quem é a medalhista

Tatiana Guimarães Weston-Webb é gaúcha e nasceu em Porto Alegre. Apesar de ter nascido no Brasil, Tati se mudou para a ilha de Kauai, no Havaí, com poucos meses de vida, com o pai, o surfista inglês Douglas Weston-Webb, e a mãe, a bodyboarder brasileira Tanira Guimarães.

Com dupla nacionalidade, a surfista começou a carreira defendendo o Havaí (EUA). A estreia aconteceu em 2015, aos 19 anos, quando conquistou o título de “estreante do ano”. A primeira vitória veio só no ano seguinte, em 2016, no US Open.

Continua depois da publicidade

Antes da Olimpíada de Tóquio 2020, a Confederação Brasileira de Surf convidou Tati para fazer parte do time brasileiro. A surfista aceitou a troca e foi a primeira surfista brasileira classificada para os Jogos de Tóquio, na estreia da modalidade no programa olímpico.

Nas Olimpíadas de Paris, em 2024, Tati conquistou a medalha de prata no surfe nos Jogos Olímpicos em Teahupoo, no Taiti. A brasileira não conseguiu o ouro por apenas dois décimos em comparação com a nota final da americana Caroline Marks, que foi de 10.53 contra 10.33.

Capital do surfe em SC

A cidade que deverá receber a família para o nascimento da bebê chama a atenção de surfistas e ficou conhecida como a “Capital Catarinense do Surfe”, título oficializado por lei há 20 anos. Com uma história marcada por descobertas e costumes, Garopaba se destaca pelo surfe e paisagens de tirar o fôlego.

Segundo a prefeitura, os tupi-guaranis foram os primeiros habitantes de Garopaba e deram o nome à cidade. “Gahopapaba” foi escrito na carta Turin, em 1523, cujos significados são “enseada de barcos”, “do descanso” ou ainda “lugar abençoado”.

Continua depois da publicidade

Autora que cria histórias de forma inusitada em Florianópolis ganha oportunidade em Bienal

A Paia da Ferrugem, Praia da Silveira e Praia da Barra são alguns dos destinos procurados pelos surfistas. Na Praia da Ferrugem há uma área conhecida como Morro do Índio, o maior sítio arqueológico do município repleto de sambaquis, depósitos de conchas e vestígios deixados pelos povos originários há mais de cinco mil anos.

Veja fotos de Garopaba

Antonietas

Antonietas é um projeto da NSC que tem como objetivo dar visibilidade a força da mulher catarinense, independente da área de atuação, por meio de conteúdos multiplataforma, em todos os veículos do grupo. Saiba mais acessando o link.

Leia mais

Estudantes de SC criam peças para nova edição do Fashion Senac em Criciúma

FOTOS: Única praia fluvial a receber “Oscar das praias” nas Américas fica em SC