Já faz muito tempo que a humanidade domestica cavalos para facilitar no dia a dia. Assim, uma das ferramentas que passaram a ser utilizadas nos animais é a ferradura. Ainda que não exista uma data exata para o início do uso, os registros mais antigos são de mais de mil anos atrás. 

Continua depois da publicidade

Quer entender a história e a razão pela qual colocamos ferraduras nos cavalos? Acompanhe o texto e saiba tudo sobre esse utensílio que utilizamos para facilitar a vida desse grande companheiro da nossa história como espécie.

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Cuidados com o cavalo

Antes de mais nada, existe aquela frase no senso comum de que o cachorro é o melhor amigo do homem. Entretanto, se analisarmos friamente os dados e os processos ao longo da história da humanidade, esse lugar sem dúvidas é do cavalo. 

Isso pode ser dito pois o animal nos ajuda desde sempre a transportar alimentos, a viajar longas distâncias, cuidar da lavoura e de criações de animais e até nas guerras e conquistas de novos territórios. 

Continua depois da publicidade

Tanto que vários povos utilizaram métodos para cuidar melhor das patas e do casco de seus equinos. De acordo com o site Megacurioso, os asiáticos desenvolveram uma espécie de bota trançada para o casco dos animais. Além disso, os romanos desenvolveram um tipo de sandália para as patas. Tudo isso há milhares de anos. 

Assim como foi dito no início, o primeiro registro da ferradura em si em solo europeu é de cerca de mil anos atrás

Função das ferraduras no cavalo

Agora que já sabemos um pouco da história da ferradura nos cavalos, podemos nos aprofundar mais na função em si do objeto.  A saber, o cenário muda para cavalos selvagens e cavalos domesticados.

De acordo com o Megacurioso, no caso dos animais selvagens, o casco vai se desgastando com o tempo. Principalmente quando o animal pisa em terrenos íngremes, secos ou rochosos.

Continua depois da publicidade

Os equinos domesticados, por outro lado, precisam mais ainda da proteção. Já que os animais carregam o cavaleiro, puxam carruagem ou alguma carga pesada consigo, e não só o próprio peso. Portanto, esse peso adicional desgasta o casco com muito mais rapidez do que no caso dos cavalos que estão na natureza.

Para entender melhor, vamos trazer os três motivos principais para colocar ferraduras em cavalos, de acordo com o Megacurioso.

  • Melhora o equilíbrio: No caso do cavalo sofrer com problemas de equilíbrio, a ferradura pode atenuar esse processo. Dando mais estabilidade, mobilidade e segurança ao animal.
  • Questões médicas: Não é incomum o fato que alguns cavalos sofrem com questões de saúde que atinjam a capacidade das funções dos cascos, como artrite e laminite. Assim, a ferradura pode ajudar a diminuir as dores e ajudar o animal a ficar mais confortável.
  • Melhora a tração: A ferradura dá ao cavalo muito mais estabilidade no caso da necessidade de passar por terrenos difíceis ou condições de tempo ruim. Por isso, ajuda em casos como chuva e neve. 

Leia também

Por que chamamos os animais de “pets”?

Os 8 animais mais raros do mundo

A lista que revela as cobras mais venenosas do mundo

Destaques do NSC Total