O Porto de Itajaí foi reaberto na manhã deste domingo (9) após o fechamento do porto por segurança pela Marinha, por meio da Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí. O responsável pelo fechamento foi um ciclone extratropical, que passou pelo Sul e Sudeste do Brasil e causou estragos em diversas cidades de Santa Catarina, além de provocar ondas de até dois metros no Litoral catarinense.
Continua depois da publicidade
A chamada praticabilidade total do local foi declarada por volta das 9h35min, ou seja, a entrada e saída de embarcações estão totalmente liberadas e seguras. A retomada das operações foi possível com a normalização das condições de vento e ondulação, que agora estão dentro dos parâmetros de segurança, segundo a Marinha.
— Após o período de interdição necessário por segurança, o Porto de Itajaí retoma suas atividades com total normalidade. Agradecemos a parceria da Marinha do Brasil, das equipes de praticagem e de todos os profissionais envolvidos na segurança da navegação — disse o superintendente do Porto de Itajaí, João Paulo Tavares Bastos.
Para este domingo, estavam previstas manobras de entrada de embarcações e duas manobras de saída do Porto.
Ciclone extratropical
O sistema meteorológico provocou três tornados no Oeste de Santa Catarina, com destruição e estragos em Dionísio Cerqueira, Xanxerê e Faxinal dos Guedes.
Continua depois da publicidade
No Paraná, a passagem de um tornado de categoria F3 deixou seis mortos, com a cidade de Rio Bonito de Iguaçu praticamente destruída, com ventos que atingiram os 250 km/h.









