O Programa de Participação nos Resultados, ou PPR, é um modelo de remuneração implementado em algumas empresas com o objetivo de melhorar a produtividade e o engajamento dos seus colaboradores. Além disso, ele ajuda a atrair talentos.
Continua depois da publicidade
> Compartilhe essa notícia no WhatsApp
Essa bonificação faz com que os colaboradores recebam parte dos resultados da empresa como forma de recompensa após baterem suas metas.
Quando estão em busca de oportunidades de trabalho, ou são abordados por recrutadores, os profissionais se sentem atraídos pela possibilidade de recebimento de uma remuneração extra, baseada na própria produtividade.
Vale destacar, no entanto, que essa bonificação não é parte do slário dos funcionários. O Programa de Participação nos Resultados é um prêmio financeiro pelo cumprimento de metas.
Continua depois da publicidade
> SC tem quase 8 mil vagas de emprego no Sine; saiba como se candidatar
O que é Participação de Participação Resultados
O Programa de Participação nos Resultados faz uma divisão percentual do faturamento líquido da empresa com seus funcionários. O bônus é anual e distribuído quando as metas predeterminadas são alcançadas pela equipe.
O valor do PPR dependerá da porcentagem instituída na participação em cada empresa, ou seja, não é fixo e muda de acordo com a instituição e seus rendimentos.
Outro ponto importante é que cada colaborador recebe uma quantia ligada ao resultado individual.
Segundo a Constituição, toda empresa pode implementar um Programa de Participação nos Resultados. A única obrigação é documentar todos os detalhes do programa e deixar as informações claras nas contratações de seus funcionários.
> Governo zera imposto de importação de etanol e de seis alimentos; veja quais
Existe diferença entre PPR e PLR?
Sim e é importante que você saiba qual. Enquanto o Programa de Participação nos Resultados é direcionado para os resultados individuais, o Participação nos Lucros e Resultados (PLR) estipula que o bônus seja pago desde que a empresa também tenha conseguido lucros.
Continua depois da publicidade
No caso do PPR, mesmo que a empresa tenha prejuízos, o colaborador pode receber a remuneração definida, desde que ele tenha atingido as metas.
> Santa Catarina tem uma nova empresa bilionária
Quem tem direito de receber PPR?
Têm direito a receber PLR funcionários registrados em carteira, os contratados para um serviço temporário ou mesmo quem estiver em experiência; As empresas não são obrigadas a pagar a PLR; Servidores públicos não têm direito a PLR. Apenas trabalhadores do setor privado.
Caso o trabalhador seja demitido sem justa causa, ou ainda peça demissão, ele terá direito a receber proporcionalmente o valor do PLR pelos meses trabalhados. Assim, caso o empregado tenha trabalhado por 5 meses na empresa, ele irá receber 5/12 do valor total do PLR ao qual teria direito.
Como implementar o Programa de Participação nos Resultados?
Se você tem uma empresa e deseja implementar o Programa de Participação nos Resultados, basta seguir as regras abaixo:
Continua depois da publicidade
Determine o propósito do seu PPR
Para obter um Programa de Participação nos Resultados bem-sucedido, ele deve ser baseado em uma ideia sólida do que gostaria de alcançar com ele.
Em uma empresa com força de trabalho mais experiente, por exemplo, o Programa de Participação nos Resultados contribui para mantê-los contratados e ainda ajuda nas economias para um futuro mais confortável.
Se o seu propósito é atrair profissionais de nível sênior, o Programa de Participação nos Resultados é uma excelente maneira de sinalizar que, na sua empresa, há a possibilidade de ganhos de acordo com o nível de produtividade.
Elabore o seu Programa de Participação nos Resultados
O próximo passo é fornalizar todos os detalhes do Programa de Participação nos Resultados em um documento. Conte com a ajuda de especialistas e dos profissionais que já trabalham com esse tipo de programa.
Continua depois da publicidade
Chame também seus funcionários para entender como atender melhor às necessidades e metas individuais.
O documento com os detalhes do Programa de Participação nos Resultados é o responsável especificar a forma de remuneração dessa bonificação, bem como outros detalhes.
Comunique seu PPR
Agora, o processo é de comunicar e educar os colaboradores para que entendam o funcionamento do Programa de Participação nos Resultados. Esse trabalho é fundamental para fazer com que todos entendam como podem influenciar nos resultados da organização.
A questão é que essa comunicação e educação sobre o Programa de Participação nos Resultados não pode ser algo pontual e sim contínuo.
Continua depois da publicidade
Essa comunicação pode ser feita por meio de uma ação de endomarketing, em uma parceria entre as áreas de Marketing e Recursos Humanos. E-mails, cartazes e panfletos podem ser distribuídos entre as equipes para que todos fiquem informados.
É importante disponibilizar ainda um canal de atendimento para que os funcionários tirem dúvidas.
Acompanhe os resultados do programa
A partir do planejamento feito acima, fica mais fácil entender como o Programa de Participação nos Resultados funciona e o melhor método para implementá-lo.
O acompanhamento de resultados do programa é fundamental para metrificá-los e, desse modo, ter a certeza de que os objetivos dele foram alcançados.
Qual o valor e quando o PPR é pago?
Como cada companhia tem o próprio resultado, o valor vai variar de acordo com isso e com a porcentagem oferecida. De modo geral, as empresas costumam oferecer 1/12 anos, multiplicando pela quantidade de meses trabalhados. Nesse caso, o número 1 representa o salário recebido integralmente.
Continua depois da publicidade
Também é importante saber que o pagamento do Programa de Participação nos Resultados pode ser feito, no máximo, duas vezes por ano. Quando essa é a decisão da companhia, deve haver um intervalo mínimo de um trimestre entre essas bonificações.
Essas regras existem para evitar a incorporação do Programa de Participação nos Resultados no salário dos funcionários. Desse modo, o valor pago no PPR se torna isento de impostos trabalhistas.
Por falar em impostos, todos os valores pagos no Programa de Participação nos Resultados são isentos de tributação e recolhimentos por parte da empresa.
Mas isso não significa que o trabalho esteja livre da mordida do Leão.
Todos os profissionais que receberem os montantes do Programa de Participação nos Resultados deverão declará-los no Imposto de Renda. Isso ocorre porque eles são rendimentos tributáveis e fazem parte da base de cálculo.
Continua depois da publicidade
Acompanhe o NSC Total no Youtube
Leia também
Grandes empresas de Blumenau que foram vendidas e o que aconteceu com elas
Felipe Neto: fortuna e todas as polêmicas do youtuber
Golpe do WhatsApp, boleto falso e fraude bancária: conheça os crimes digitais mais comuns
