Banhada por belas praias, Santa Catarina atrai milhares de visitantes todos os anos durante o verão. E na temporada de 2024/2025 não será diferente. Cidades litorâneas como Balneário Camboriú e São Francisco do Sul esperam receber mais de 1 milhão de turistas de dezembro a março, e somente Florianópolis prevê outros 2 milhões. Com as previsões, os municípios precisam se preparar para o “boom” populacional.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O aumento do número de pessoas significa maior fluxo de veículos e de usuários nos serviços públicos e mais consumo no comércio local. Para que se possa garantir uma boa estadia aos que chegam e qualidade de vida para quem mora, é necessário planejar. Por isso, os municípios precisaram montar um plano de ação e investir em cultura, turismo, infraestrutura, segurança e saneamento básico.

— Nesse verão, a quantidade de pessoas que vai chegar até Florianópolis deve superar os registros passados. Nossa projeção é que cerca de 2 milhões de turistas procurem a cidade para um momento de lazer com a família, aproveitar nossas praias, riqueza culinária e cultural. A escolha pela cidade é motivada pela estrutura atrativa para receber esse público, mas também por duas características que faremos questão de reforçar como nossa marca neste verão: a segurança e a sustentabilidade — cita o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.

Continua depois da publicidade

Em Balneário Camboriú, turistas já estão lotando as ruas, porém, o pico do movimento deve ocorrer entre o final de dezembro e as duas primeiras semanas de janeiro, conta Thiago Velasques, Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú:

— Nós já estamos, basicamente, em temporada. Não é à toa que esses feriados que nós tivemos já foram uma prévia, então nós estamos com bons números. Já para o mês de dezembro e janeiro, nós teremos uma grande temporada de verão e acredito que será uma super temporada, ainda melhor que o ano passado devido às reservas, às projeções que já vêm acontecendo ao longo do ano. Os números estão crescendo na sequência que se aproxima o verão.

O Estado não divulgou até o fechamento desta edição quantos turistas espera receber na temporada de verão 2024/2025 ou as estratégias de infraestrutura para receber os visitantes. Os temas devem ser abordados em uma coletiva de imprensa em meados de dezembro.

Florianópolis

Na capital, a virada do ano terá 10 minutos da tradicional queima de fogos na Beira-Mar Norte. Quatro balsas estarão posicionadas estrategicamente para oferecer uma vista privilegiada ao público. Os fogos escolhidos são conhecidos como fogos de “vista”, caracterizados por sua beleza cênica e baixo impacto sonoro, tendo apenas ruído secundário, em conformidade com a legislação municipal.

Continua depois da publicidade

A Ponte Hercílio Luz vai contar com cascata de fogos de 5 minutos, moradores e turistas poderão acompanhar um momento único, agora com maior tempo de duração. Além disso, para proporcionar uma melhor experiência às pessoas com sensibilidade auditiva, serão distribuídos abafadores acústicos no dia do evento. A programação musical contará com a apresentação de artistas locais e shows nacionais, em dois palcos: um na Beira-Mar Norte, com destaque para Munhoz e Mariano, e outro na Beira-Mar Continental com Kamisa 10.

Florianópolis também investiu em outros serviços. Um dos passeios mais procurados na capital são as trilhas. Por isso, está sendo planejado um amplo trabalho de requalificação desses caminhos que recebem aventureiros. Em uma das frentes, a roçagem da vegetação excedente será o foco, permitindo que o trânsito de pessoas não seja dificultado por galhos, plantas espinhosas ou semelhantes. Em locais onde a umidade é presente, serão efetuadas adequações para garantir uma melhor drenagem, permitindo maior segurança nos percursos.

Balneário Camboriú

Um dos destaques de Santa Catarina, o réveillon de Balneário Camboriú já está com basicamente tudo pronto com mais de um mês de antecedência, revela o secretário de turismo.

— Nós teremos uma das maiores viradas do Brasil, aproximadamente 1 milhão de pessoas acompanham isso na areia. Nós estaremos com oito balsas no mar, aproximadamente 400 metros separam cada balsa. A Barra Sul fica separada com os iates, barcos, para atracarem ali e acompanhar a virada. Nós temos cerca de 15 minutos de fogos, será o mais longo do Brasil e tenho certeza que ficará marcado para a história, pelas cores, pela intensidade e por tudo que o balneário oferece no seu réveillon — aponta.

Continua depois da publicidade

A cidade também prepara outros atrativos para os turistas e moradores. Conforme Velasques, o município tem conseguido trazer novos atrativos turísticos, novos restaurantes, uma rede hoteleira aprimorada para receber o turista com qualidade. O comércio 24 horas, com funcionamento de segunda a segunda é um diferencial, destaca o secretário.

— A Avenida Brasil é o maior shopping a céu aberto do Brasil. Então realmente a cidade ela vem crescendo com as entregas públicas mas principalmente com a força do setor produtivo que é o setor privado. Um detalhe importante, deixamos de ser uma cidade só e o mar, hoje nós somos um destino de experiência, isso favorece muito a cidade, nós temos mais de dez parques e atrativos turísticos que só existem em Balneário Camboriú. A permanência do turista aumentou de três para cinco a sete dias — destaca.

Balneário Camboriú informou que realizou melhorias na rede coletora de água. Mobilidade e segurança também preocuparam a gestão municipal, que resolveu investir no aprimoramento de alguns serviços, entre eles o Centro de Controle Operacional.

— Ele é montado na praia. É um centro de resposta rápida a algo que possa acontecer. Então, ali nós montamos um mini-hospital, atendimento ao turista, um centro 24 horas da Guarda Municipal junto com o 12º Batalhão. Então, isso auxilia muito nesse período de alta temporada que o turista vem e tem essa alta demanda de pessoas — cita Velasques.

Continua depois da publicidade

São Francisco do Sul

No Litoral Norte do estado, a cidade mais antiga de SC também se prepara para receber os turistas. São Francisco do Sul é o município com a maior quantidade de praias com o Selo Bandeira Azul do Brasil, o “oscar das praias”. A certificação leva em consideração uma série de critérios, entre eles segurança, educação ambiental, qualidade da água, entre outros.

Com a estimativa de receber entre 900 mil e 1 milhão de pessoas durante todo o verão, a cidade planeja um circuito de atividades para a temporada. Um dos destaques é a tradicional queima de fogos na virada do ano que acontece em quatro pontos da cidade: Centro Histórico, Praia do Ervino, Praia da Enseada e Vila da Glória.

Outro destaque para o início de janeiro serão as atividades do Sesc Verão na Praia da Enseada. Entre os dias 10 e 20 de janeiro de 2025, o principal balneário do município será o palco de diversas atividades de lazer, esportes e shows musicais. A abertura oficial do evento será marcada por um show nacional do icônico grupo Fundo de Quintal, no dia 10 de janeiro, às 19 horas. Formado nos anos 1970, e tendo embalado muitos carnavais no Cacique de Ramos, no Rio de Janeiro, o grupo é um dos maiores expoentes do samba e do pagode, com décadas de sucessos que embalaram gerações e continuam a conquistar fãs em todo o Brasil.

Além da apresentação de Fundo de Quintal, a Arena Sesc trará mais dois shows com artistas catarinenses. No dia 11 de janeiro, a Dazaranha, conhecida por seu som que mistura reggae com elementos regionais, subirá ao palco às 19h. Já no dia 12 de janeiro, também às 19h, será a vez do grupo Entre Elas, banda de samba formada por mulheres.

Continua depois da publicidade

Itapema

Outra cidade muito procurada pelos turistas é Itapema. Conforme a prefeitura do município, a rede hoteleira está com uma média de 70% de ocupação, porém, não informou o número de turistas que devem receber na temporada.

Entre os principais atrativos da região está o mirante do Encanto, que ganhou um horário estendido, funcionando das 9h às 19h. Também foi entregue a passarela de ligação entre a Orla do Centro e da Meia Praia com uma infraestrutura em 2,5 quilômetros. A passarela conta com rampas de acesso e iluminação.

Outra novidade é a revitalização dos molhes do Rio dos Oliveiras e do Rio  Bela Cruz com toda infraestrutura para socialização e espaços para moradores e turistas.

Estado tem 67 pontos impróprios para banho, segundo instituto

O gerente de Laboratório e Medições Ambientais do Instituto do Meio Ambiente (IMA),  Marlon Daniel da Silva, explica que o saneamento básico com investimento na rede coletora de esgoto tem grande influência nos resultados da balneabilidade das praias catarinenses. A balneabilidade analisa a qualidade da água, se o local está ou não próprio para banho. Em SC, faz o monitoramento de 238 pontos em todo o litoral catarinense, sendo 87 deles em Florianópolis.

Continua depois da publicidade

O Estado tem um cenário semelhante ao do Brasil, que possui uma média nacional de impropriedade na faixa de 30%. O último relatório do IMA, com as informações referentes à semana de 18 a 22 de novembro, indicam que dos 238 pontos monitorados, 67 estão impróprios para banho, o que representa 28,15%.

Além de realizar a análise de balneabilidade e informar aos banhistas sobre os pontos considerados seguros, do ponto de vista sanitário, também serve para auxiliar os gestores municipais na área de saneamento básico, na tomada de decisões sustentáveis e em relação à necessidade de se investir em ações voltadas ao esgotamento sanitário, sejam elas estruturais ou estruturantes, preventivas ou corretivas. Por isso, Marlon destaca que a existência de políticas públicas para aumento da rede de esgotamento sanitário é tão importante.

— O que a gente tem de resposta, de anos fazendo essa ação de balneabilidade, é que existe uma relação direta com o número de pessoas [presentes na região], o consumo de água e a produção de esgoto. Essa é a relação, que pode te trazer mais contaminação ou menos contaminação. Para que isso não aconteça, você tem que ter ações políticas públicas que recolham esse esgotamento sanitário e que o tratem devidamente e disponibilizem o efeito tratado devidamente — aponta Marlon.

O tratamento de esgoto pode garantir o retorno de uma água mais limpa para a natureza. Caso contrário, os resíduos continuam na água e podem contaminar outros espaços como mares e rios, afetando a qualidade e a balneabilidade do litoral.

Continua depois da publicidade

Os municípios também precisam garantir que a população direcione o lixo corretamente, fazendo a reciclagem de materiais e direcionando produtos orgânicos e não reciclados para o destino correto. Isso porque estes resíduos também podem entrar em contato com as praias e prejudicar a balneabilidade.

Com rodovias saturadas, viagem exige paciência

Quem escolhe o litoral de SC para passar as férias de verão deve ter paciência. Isso porque há pontos da BR-101 que, historicamente, registram congestionamento, aumentando consideravelmente o tempo de viagem. O último feriado prolongado, em 15 de novembro, foi uma prévia do que pode ser enfrentado nas estradas catarinenses. A Grande Florianópolis registrou trânsito travado na BR-282 e BR-101, sendo que esta última chegou a somar seis quilômetros de filas. A situação não foi diferente nos trechos entre Porto Belo e Balneário Camboriú, assim como de Itajaí a Navegantes.

Com engavetamentos registrados dentro da cidade, a prefeitura de Florianópolis realizou melhorias de infraestrutura e mobilidade. Neste período, algumas ações foram destacadas pelo governo municipal, uma delas em parceria com o governo do Estado: a implantação da terceira faixa da rodovia estadual SC-401 no trecho entre o posto da Polícia Militar Rodoviária, em Santo Antônio de Lisboa, e o viaduto de acesso à Jurerê, em Ratones. Outras vias receberam revitalizações como a SC-406 (Rodovia João Gualberto Soares), no Rio Vermelho, Rua Laurindo Januário da Silveira, no Canto da Lagoa, trecho da Estrada Francisco Thomas dos Santos, no Ribeirão da Ilha, rua Jardim dos Eucaliptos, Servidão Ângelo Pecini, no Campeche e revitalização do histórico Caminho da Costa da Lagoa.

Para facilitar a mobilidade, o transporte público também receberá atenção especial. O tradicional Domingo na Faixa, dia em que o transporte público da cidade é gratuito, será nos meses de janeiro e fevereiro. Haverá reforço das linhas para as praias. Em janeiro, o Formiguinha, micro-ônibus especial do Maciço Morro da Cruz, será gratuito.

Continua depois da publicidade

Fora da ilha, o fluxo da BR-101 também preocupa. Responsável pela concessão da rodovia entre a Grande Florianópolis e a região metropolitana de Curitiba, a Arteris Litoral Sul irá implementar um plano de ação para a temporada. O objetivo é trazer agilidade nos atendimentos a acidentes, nos pedágios e na fluidez do trânsito.

Conforme a concessionária, haverá um aumento de funcionários nas praças de pedágio, além da implantação de cabines de autoatendimento para o pagamento da tarifa de pedágio de automóveis. “Essa modalidade permite que o usuário de veículos leves realize transações rápidas via cartão de débito por aproximação. Essa opção para o pagamento da tarifa reduz o tempo de transação, promovendo maior autonomia ao usuário na hora do pagamento. Em média o usuário leva 20 segundos para efetuar o pagamento, o que otimiza o fluxo na rodovia”, cita a Arteris em nota.

Uma das melhorias realizadas recentemente e que já devem causar impacto no trânsito da BR-101 é o contorno viário, que poderá ser usado como alternativa de rota para aquele motorista que seguirá viagem do Norte de Santa Catarina para o litoral sul catarinense e vice-versa, evitando o tráfego na Grande Florianópolis.

A Arteris indica que, quem segue sentido Norte ao Sul deve acessar a rodovia a partir do Km 176 da BR-101, em Biguaçu. No sentido contrário, para os viajantes que seguirão do Sul para o Norte, poderão utilizar o contorno viário no km 219 da BR-101, logo após o Posto da Polícia Rodoviária Federal, em Palhoça.

Continua depois da publicidade

Além da concessionária, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) também irá atuar por meio da Operação Rodovida, que acontece anualmente em todas as rodovias federais, com início antes do Natal e até o fim do feriado de Carnaval.

Estradas lotadas

Para este ano, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prevê que as rodovias com maior fluxo na região sejam a BR-101, nos eixos Joinville a Araquari e Balneário Piçarras a Itapema, e também as BR-280, BR-282 e BR-470, que ligam o interior do estado ao litoral.

Segundo a PRF, os dias com maior movimento de veículos serão:

  • Finais de semana e vésperas de feriados
  • Sexta-feira à tarde e à noite.
  • Sábado pela manhã (principalmente entre 7h e 12h)
  • Retorno de feriados prolongados
  • Domingo à tarde e à noite (a partir das 16h)
  • Dias 23, 26 e 27 de dezembro (saída)
  • Dias 2, 3 e 5 de janeiro (retorno)

Veja quais são as recomendações dadas aos motoristas que vão pegar a estrada neste período:

  • Revisão do veículo: Antes de viajar, é essencial verificar as condições gerais do veículo. Isso inclui pneus (calibragem e estado), sistema de freios, nível do óleo, água do radiador, luzes e limpadores de para-brisa.
  • Documentação em dia: Certifique-se de que os documentos do veículo (CRLV) e a sua habilitação (CNH) estão válidos.
  • Planejamento da viagem: Verifique o trajeto antes de sair, escolhendo rotas seguras e conhecendo os pontos de parada disponíveis. Esteja atento às condições climáticas e ao fluxo do trânsito. Você pode acompanhar informações do trânsito em tempo real por meio de aplicativos como o Waze ou pelo X (antigo Twitter) da Arteris Litoral Sul.
  • Respeito às leis de trânsito: Dirija dentro do limite de velocidade permitido, respeite a sinalização, jamais ultrapasse em locais proibidos, e mantenha distância segura do veículo à frente. Nunca dirija sob efeito de álcool ou substâncias que possam alterar os reflexos.
  • Paradas regulares para descanso: Evite dirigir por longos períodos sem descanso. A cada três horas, faça uma pausa para alongar o corpo, beber água e recuperar o foco.

Continua depois da publicidade

Leia também

Mais de 2 milhões de pessoas são esperadas em Florianópolis durante a temporada de verão

Cinco provas de que Florianópolis vai travar na temporada de verão

Pré-temporada de verão em SC revela mais de 80 casos de afogamentos e mortes em praias

Destaques do NSC Total